O RETORNO DA AUTORIA E UMA NOVA CONSCIÊNCIA DOCUMENTAL NO FOTOJORNALISMO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p349Keywords:
Blog de fotografia, Fotojornalismo, AutoriaAbstract
Photojournalists have experienced changes in the practice and photographic production since the adhesion of digital technologies by journalistic companies. What for many professionals of the image represented an unprecedented crisis, for others it is configured as the possibility to explore thematic and aesthetics not commonly used in the daily coverages of the printed matter. In this sense, blogs of photography of the newspapers of greater circulation of Brazil appear like other places for publication and circulation of imagery material originally produced to meet the demands of the daily news production. Photojournalists who contribute to these blogs point to the need to include poetics in their productions, provoking a "return of authorship" movement (FOUCAULT, 2001) and a "new documentary awareness" (FONTCUBERTA, 2007).
KEYWORDS: Photography blog; photojournalism; authorship.
Downloads
References
ALMEIDA, Bernardo Pinto de. Imagem da Fotografia. Lisboa: Relógio D’Água, 2014.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. Os Maiores Jornais do Brasil de Circulação Paga, por Ano. Disponível em: < http://www.anj.org.br/a-industria-jornalistica/jornais-no-brasil/maiores-jornaisdo- brasil/>. Acesso em: 16 junho 2016.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DIÁRIO DA FOTO. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/diariodafoto>. Acesso em: 24 novembro 2015.
FOCOBLOG. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/focoblog>. Acesso em: 24 novembro 2015.
FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: fotografia y verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.
FOTOCORREIO. Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/fotocorreio/>.
Acesso em: 24 novembro 2015.
FOTOGLOBO. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo/>. Acesso em: 12 junho 2013.
FOUCAULT, Michel. Espaços Outros. In: MIRANDA, José A. Bragança de.; COELHO, Eduardo Prado (Orgs.). Revista de Comunicação e Linguagens - Dossiê Espaços. Universidade Nova de Lisboa: Relógio D’água Editores. Junho 2005, p. 109-141.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Ditos e Escritos III - Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. 2001, p. 264-298.
FLUSSER, Vilém. O mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO. Disponível em: <http://www.ivcbrasil.org.br/>. Acesso em: 16 junho 2016.
MEDINA, Cremilda. Ciência e Jornalismo: da herança positivista ao diálogo dos afetos. São Paulo: Summus, 2008.
MUÑOZ, Llorenç Raich. Poética Fotográfica. 2.ed. Madrid: Casimiro, 2015.
HENN, Ronaldo Cesar. A Pauta e a Notícia: uma abordagem semiótica. Canoas: Ulbra, 1996.
POIVERT, Michel. A fotografia contemporânea tem uma história?. Palíndromo, Florianópolis (SC), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), v. 7, n. 13, p.134-142, jan./jul.2015.
REBELO, José. Prolegómenos à Narrativa Mediática do Acontecimento. In: Trajectos – Revista de Comunicação, cultura e Educação. n.8-9. primavera-outono de 2006. p. 18-27.
ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SCHUDSON, Michael. Descobrindo a Notícia: uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.