DESAFIOS DE UMA PESQUISA INTERNACIONAL: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p346

Palavras-chave:

cosmopolitismo, periférico, pesquisa internacional, adaptações, inovações

Resumo

Esse artigo desenvolve uma discussão acerca da experiência com a pesquisa “Cosmopolitismos Juvenis no Brasil”, parte constituinte do projeto internacional “Cultures Juveniles à l' ère de la globalization”, que visa desenvolver um estudo comparativo em cidades globais para discutir como os jovens constroem representações de si mesmos e de suas relações com o mundo, através do consumo de bens culturais globais ou locais. Apresentamos as escolhas teórico-metodológicas realizadas para adaptações e inovações da pesquisa, devido aos desafios encontrados no processo de aplicação dentro de um contexto híbrido e periférico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Roberto Bekesas, ESPM-SP

Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (UCSP). Graduação em Comunicação Social - Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM). É professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM). E-mail: wbekesas@espm.br.

Viviane Riegel, ESPM/SP

Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP (2015) com bolsa CAPES-PROSUP, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo e Bacharel em Administração Mercadológica pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP. E-mail: viviane_riegel@terra.com.br.

Joana Angélica Pellerano, ESPM-SP

Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP como bolsista PROSUP/CAPES, mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e em Comunicação e Gastronomia pela Universitat de Vic, e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFES. É professora e pesquisadora da área de alimentação. E-mail: joanapellerano@yahoo.com.br.

Referências

ALDEN, Dana L., STEENKAMP, Jan-Benedict E.M. & BATRA, Rajeev. “Brand Positioning Through Advertising in Asia, North America and Europe: The Role of Global Consumer Culture”. In: Journal of Marketing, 63 (January), 75–87, 1999.

APPADURAI, Arjun. “Disjunction and Difference in the Global Cultural Economy”. In: FEATHERSTONE, Mike (ed.) Global Culture. London: Sage, 1990.

BECK, Ulrich. Qu’est-ce que le cosmopolitisme? Paris: Aubier, 2006.

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998.

CAPPELIEZ, Sarah; JOHSNTON, Josée. From Meat and Potatoes to ‘Real-Deal’ Rotis: Exploring Everyday Culinary Cosmopolitanism’. In: Poetics, 41(5):433-455, 2013.

CASTELLS, Manuel. Communication Power. New York: Oxford Univeristy Press, 2009.

CICCHELLI, Vincenzo. L’esprit Cosmopolite: voyages de formations des jeunes en Europe, Paris, Presses de SciencesPo, 2012.

____________, OCTOBRE, Sylvie & RIEGEL, Viviane. Reflections on global culture and aesthetic cosmopolitanism. Global Studies Journal, Volume 9, Issue 1, pp.55-70, 2016.

COGO, Denise; RIEGEL, Viviane. “I’m an Immigrant”: Cosmopolitismo, Alteridade e Fluxos Comunicacionais em uma Campanha Anti-Xenofobia no Reino Unido. In: REMHU - Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., Brasília, Ano XXIV, n. 46, p. 11-42, jan./abr. 2016

CONTRERAS HERNÁNDEZ, Jesus; GRACIA-ARNÁIZ, Mabel. Alimentación y cultura: Perspectivas antropológicas. Barcelona: Ariel, 2005.

CORTINA, Adela. Ética sem moral. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FEATHERSTONE, Mike. ‘Genealogies of the Global,’ in special issue on Problematizing Global Knowledge (ed. M. Featherstone, C. Venn, J. Phillips), Theory, Culture & Society 23(2-3), 2006.

FISCHLER, Claude. El (h)ominívoro: el gusto, la cocina y el cuerpo. Barcelona: Anagrama, 1995.

HANNERZ, Ulf. Cosmopolitans and locals in world culture. In: FEATHERSTONE, Mike (ed). Global culture, London: Sage, 1990.

MARTEL, Frédéric. Smart: O que você não sabe sobre a internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

MEZZADRA, Sandro. Derecho de fuga: migraciones, ciudadanía y globalización. Madrid: Traficantes de Sueños, 2005.

OYAMA, Shinji. “The east Asian brandscape: distribution of Japanese brands in the age of globalization”. In: BERRY, Chris, LISCUTIN, Nicola and MACKINTOSH, Jonathan D. (eds.) Cultural Studies and Cultural Industries in Northeast Asia: What a Difference a Region Makes. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2009.

PIETERSE, Jan Nederveen. Globalization and Culture. Rowman & Littlefield, Lanham, MD. 2004.

PRYSTHON, Ângela. Cosmopolitismos Periféricos: ensaios sobre modernidade, pós-modernidade e estudos culturais na América Latina. 1. ed. Recife: Edições Bagaço, 2002.

RIEGEL, Viviane. Global consumption culture: global brands’ influence in social practices. ASA Annual Meeting 2013 – American Sociology Association, New York, 2013.

RITZER, George. The McDonaldization of Society. Thousand Oaks, CA: Pine Forge Press, 2004.

ROBERTSON, Ronald. Globalization: social theory and global culture. London: Sage, 1992.

SCHUILING, Isabelle.& KAPFERER, Jean-Nöel. “Real Differences Between Local and International Brands: Strategic Implications for International Marketers,” Journal of International Marketing, 12 (4), 97–112, 2004.

SKRBIS, Zlatko & WOODWARD, Ian. The Ambivalence of Ordinary Cosmopolitanism: investigating the limits of cosmopolitan openness. The Sociological Review, 55-4, 2007.

_____________ & WOODWARD, Ian. Cosmopolitanism: uses of the idea, Sage, London, 2013.

URRY, John. Sociology Beyond Societies. London and New York: Routledge, 2000.

WARDE, Allan; MARTENS, Lydia. Eating out: Social differentiation, consumption and pleasure. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

______; OLSEN, Wendy. Consumption and the Problem of Variety: Culture Omnivorousness, Social Distinction and Dining Out. In: Sociology, 33(1):105–127, 1999.

WOODWARD, Ian & KENDALL, Gavin. Cosmoscapes and the Promotion of Uncosmopolitan Values. The Australian Sociological Association Annual Conference, 2008.

Publicado

2017-05-01

Como Citar

BEKESAS, Wilson Roberto; RIEGEL, Viviane; PELLERANO, Joana Angélica. DESAFIOS DE UMA PESQUISA INTERNACIONAL: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 346–369, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p346. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3158. Acesso em: 28 mar. 2024.