A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt

Keywords:

Ambiente; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Livro didático; Novo ensino médio.

Abstract

Neste artigo caracterizam-se as abordagens ambientais inseridas nos livros didáticos do Objeto 1 - Projetos integradores do Novo Ensino Médio da educação básica da rede estadual do estado do Tocantins. É uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e quanto ao método, o trabalho se carateriza como um estudo documental, tendo como documento principal de análise os livros dos Projetos Integradores do Objeto 1 do Novo Ensino Médio. Entre os resultados destaca-se que de forma geral, as obras analisadas possuem um padrão estrutural quanto ao número de projetos, temas abordados e as fases de execução de cada projeto. Em toda as obras em um dos projetos está inserida a temática ambiental, com destaque para a sustentabilidade os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar. Os livros contemplam a abordagem ambiental conforme orientada pela BNCC, mas que especial atenção deve ser dispensada ao modo como esses livros serão empregados no cotidiano escolar, a fim de que atendam plenamente o seus propósitos. 

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Published

2023-12-31

How to Cite

LAGARES FERREIRA SILVA, KELLEN; KUCLA DA ROCHA BRZEZINSKI, ANDRESSA; GUALBERTO PEREIRA ALVES, LAURENITA; VELOSO DA SILVA, VALDIVINO; MALVASIO, ADRIANA; BARBOSA E SOUZA, LUCAS. A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO NOVO ENSINO . Observatory Journal, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a23pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16461. Acesso em: 19 dec. 2024.