ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter

Autores

  • Camila Lima Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p80

Palavras-chave:

Redes sociais, Twitter, mediação

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica já concluída em que o universo das práticas e estratégias de visibilidade, a partir das apropriações dos SRS, são as construídas por um grupo formado por dez professores no Twitter, aqui denominados, professores tuiteiros, considerando suas interações e ações docentes desenvolvidas a partir desta mediação. A pesquisa empírica foi realizada no período de março de 2013 a maio de 2014. O nosso objetivo aqui é discutir a natureza da audiência, associada à formação de redes sociais no Twitter e as formas de indexação utilizadas por esses docentes para potencializar a visibilidade nessas redes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais; Twitter; mediação.

 

 

ABSTRACT

This work presents some results of a qualitative, descriptive and analytical research already concluded in which the universe of practices and strategies of visibility, from the appropriations of SRS, are those built by a group formed by ten teachers in Twitter, denominated here, teachers "tuteiros", considering their interactions and teaching actions developed from this mediation. The empirical research was performed out from March 2013 to May 2014. Our goal here is to discuss the nature of the audience, associated with the formation of social networks on Twitter and the forms of indexation used by these teachers to enhance the visibility in those networks.

 

KEYWORDS: Social networks; Twitter; mediation.

 

 

RESUMEN

Este trabajo presenta algunos resultados de una investigación cualitativa, descriptiva y analítica ya concluida en que el universo de las prácticas y estrategias de visibilidad, a partir de las apropiaciones de los SRS, son las construidas por un grupo formado por diez profesores en el Twitter, aquí denominados, profesores tuiteros, considerando sus interacciones y acciones docentes desarrolladas desde esta mediación. La búsqueda empírica fue realizada en el periodo de marzo de 2013 a mayo de 2014. Nuestro objetivo aquí es discutir la naturaleza de la audiencia, asociada a la formación de redes sociales en el Twitter y las formas de indexación utilizada por esos docentes para potencializar la visibilidad en esas redes.

 

PALABRAS CLAVE: Redes sociales; Twitter; mediación.

 

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Biografia do Autor

Camila Lima Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutora em Educação, Mestra em Educação e Contemporaneidade e Bacharel em Pedagogia. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, atuando como Pró-Reitora de Ensino. E-mail: camilalimasantana@yahoo.com.br. 

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação, Mestre em Filosofia e Bacharel em Licenciatura Plena em Filosofia. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação e um dos coordenadores do GEC: Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologías. E-mail: edvaldosouzacouto@gmail.com. 

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

SANTANA, Camila Lima; COUTO, Edvaldo Souza. ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 80–110, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p80. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8214. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático