CINECLUBE ESPORTE E SOCIEDADE: cinema, comunicação e entretenimento em um projeto de extensão

Palavras-chave: Comunicação Social, Jornalismo, Extensão Universitária, cinema, Cineclube Esporte e Sociedade

Resumo

O jornalismo esportivo é um setor muito procurado pelos alunos de graduação da Unesa. Infelizmente, a bibliografia de referência sobre o tema é insuficiente para tratar do assunto em toda a sua complexidade. Por outro lado, filmes de referência sobre futebol e outros esportes existem em grande número, tanto no Brasil quanto no exterior. Desse modo, o objetivo deste artigo é relatar o processo e os resultados obtidos por meio da realização do projeto de extensão intitulado Cineclube Esporte e Sociedade, idealizado e conduzido pelo professor e pesquisador Pablo Laignier, ao longo do ano de 2014, no Campus Madureira da Unesa (RJ), junto a uma equipe de alunos do curso de Jornalismo da mesma instituição. O projeto consistia em efetuar sessões de exibição de filmes sobre esportes, em que um longa-metragem era precedido por um curta-metragem e seguido de um debate com um professor convidado. O projeto atendeu também à população externa, na medida em que alunos trouxeram familiares e amigos para participar das sessões, que eram gratuitas e para finalidades didáticas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Social; Jornalismo; Cinema; Extensão Universitária; Cineclube Esporte e Sociedade.

 

 

ABSTRACT

Sports journalism is a sector highly sought after by undergraduate students of the Estácio de Sá University (Unesa). Unfortunately, the reference literature on the subject is insufficient to address the issue in all its complexity. On the other hand, reference films about soccer and other sports exist in large numbers, both in Brazil and abroad. Thus, the purpose of this paper is to report the process and results obtained through the extension project titled Sports and Film Society, in campus Madureira, together with a team of students of the journalism course of that education institution. The project consisted of holding sports screening sessions where a feature film was preceded by a short film and followed by a discussion with a guest teacher. The project also served the outside population, as students brought family and friends to participate in the sessions, which were free and for teaching purposes.

 

KEYWORDS: Social Communication; Journalism; Film; University Extension; Cineclube Esporte e Sociedade (Sports and Film Society).

 

 

RESUMEN

El periodismo deportivo es un área muy procurada por los alumnos de graduación de la Universidad Estácio de Sá (Unesa). Desafortunadamente, la bibliografía de referencia sobre el tema es insuficiente para tratar del asunto en toda su complejidad. Por otro lado, hay un gran número de películas de referencia sobre futbol y otros deportes, tanto en Brasil como en el exterior. De esta manera, el objetivo de este artículo es relatar el proceso y los resultados obtenidos por medio de la realización del proyecto de extensión titulado Cineclub Deporte y Sociedad, en el campus Madureira, junto a un equipo de alumnos de Periodismo de la institución. El proyecto consistía en realizar sesiones de muestra de películas sobre deportes, en las que un largo metraje era precedido por un corto metraje y seguido de un debate con un profesor invitado. El proyecto integró también a la población externa, ya que alumnos trajeron a familiares y amigos para participar de las sesiones, que eran gratuitas con una finalidad didáctica.

 

PALABRAS CLAVE: Comunicación Social; Periodismo; Cine; Extensión Universitaria; Cineclub Deporte y Sociedad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Cezar Laignier de Souza, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e também Mestre em Comunicação e Cultura e graduado em Comunicação Social. Professor e Pesquisador da Universidade Estácio de Sá (Unesa), Professor Titular IV do IBMEC – RJ. Idealizador e Coordenador do Projeto de Extensão Cineclube Esporte e Sociedade. E-mail: pablolaignier@gmail.com.

Referências

BRASIL. Edital PROEXT 2014. Instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária. 2013. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12459-editalproext014-09-2013&category_slug=janeiro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 set. 2017.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2003.

MELO, V. A.; ALVITO, M. (orgs.). Futebol por todo o mundo: diálogos com o cinema. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.

MELO, V. A. “Futebol e cinema: duas paixões, um planeta”. In: MELO, V. A.; ALVITO, M. (orgs.). Futebol por todo o mundo: diálogos com o cinema. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006, p. 09-26.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, M. P. Ensino, pesquisa e extensão na universidade brasileira contemporânea: elucidações conceituais e articulações na prática educacional. Ideário: Revista Científica do Instituto Ideia, v. 1, n. 1, abr-set. 2016, p. 209-225.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. S/D. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf. Acesso em: 09 set. 2017.

SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade? São Paulo: Brasiliense.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
SOUZA, P. C. L. DE. CINECLUBE ESPORTE E SOCIEDADE: cinema, comunicação e entretenimento em um projeto de extensão. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 197-222, 1 jul. 2019.
Seção
Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático