A RÁDIO PONTO UFSC NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: uma experiência de extensão articulada com ensino e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p39

Palavras-chave:

Rádio Ponto UFSC, Extensão Universitária, Ensino e Pesquisa em Radiojornalismo

Resumo

Este artigo analisa a articulação entre ensino, pesquisa e extensão a partir da experiência do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, apresenta a cobertura das Eleições Municipais 2016, sob a ótica das atividades realizadas pelos estudantes no âmbito do projeto de extensão Rádio Ponto UFSC (www.radio.ufsc.br).

 

PALAVRAS-CHAVE: Rádio Ponto UFSC; Extensão Universitária; Ensino e Pesquisa em Radiojornalismo.

 

ABSTRACT

This article analyzes the articulation between teaching, research and extension from the experience of the Journalism Course and the Postgraduate Program in Journalism at the Federal University of Santa Catarina. For that, it presents the coverage of the Municipal Elections 2016, from the perspective of the activities carried out by the students in the scope of the Radio Ponto UFSC extension project (www.radio.ufsc.br).

 

KEYWORDS: Radio Ponto UFSC; University Extension; Teaching and Research in Radiojournalism.

 

RESUMEN

Este texto analiza la articulación entre enseñanza, investigación y extensión a partir de la experiencia del Curso de Periodismo y del Programa de Postgrado en Periodismo de la Universidad Federal de Santa Catarina. Para ello, presenta la cobertura de las Elecciones Municipales 2016, bajo la óptica de las actividades realizadas por los estudiantes en el marco del proyecto de extensión Radio Punto UFSC (www.radio.ufsc.br).

 

PALABRAS CLAVE: Radio Punto UFSC; Extensión Universitaria; Enseñanza e Investigación en Periodismo Radiofónico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valci Zuculoto, Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenadora do projeto de extensão Rádio Ponto UFSC, professora da Graduação e Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), jornalista pela UFRGS, mestra e doutora pela PUC-RS, pós-doutora pela UFRJ. Líder do GIRAFA - Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio. E-mail: valzuculoto@hotmail.com

Juliana Gobbi Betti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda (bolsista Capes) e Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do GIRAFA - Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio. Foi estagiária docente na disciplina Áudio e Radiojornalismo. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001. E-mail: jugobbibbetti@gmail.com

Beatriz Hammes Clasen, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda da 8ª fase de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bolsista PIBIC/CNPq. Integrante do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa) e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Conhecimento, ambos certificados no CNPq. E-mail: clasen.beatriz@gmail.com.

Gabriel Gentile de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando da 7ª fase do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi bolsista da Rádio Ponto UFSC por cinco semestres e monitor da disciplina Áudio e Radiojornalismo. E-mail: gabrielgaguiar@yahoo.com.br

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Superior. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013.

DEL BIANCO, N. Tendências da programação radiofônica nos anos 90 sob o impacto das inovações tecnológicas. IN: DEL BIANCO, N.; MOREIRA, S. V. (orgs.). Rádio no Brasil: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro: EdUERJ, Brasília:UnB, 1999.

FREIRE, P. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio: Paz e Terra, 1978.

FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

LOPES, F. L. Ser jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Editora Paulus, 2013.

MARQUES DE MELO, J. O campo acadêmico da comunicação: história concisa. In: ______. (org.). Pedagogia da Comunicação: matrizes brasileiras. São Paulo: Angellara, 2006. p. 13-30

MEDITSCH, E. O conhecimento do Jornalismo. Florianópolis: Editora da UFSC, 1992.

MEDITSCH, E. O ensino do radiojornalismo em tempos de internet. In: MOREIRA, S. V.; BIANCO, N. R.. Desafios do rádio no século XXI. São Paulo: Intercom; Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

MEDITSCH, E. Pedagogia e pesquisa para o Jornalismo que está por vir: a função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2012.

ORTRIWANO, G. S. Os (des)caminhos do rádio. 1990. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

PULITZER, J. A Escola de Jornalismo: a opinião pública. Florianópolis: Insular, 2009.

RUTILLI, M.; POZOBON, R. O. Campanha eleitoral e jornalismo político no rádio: estratégias argumentativas em entrevistas e debates. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... São Paulo: Intercom, 2016.

SANTOS, E. R. A apropriação do jornalismo na propaganda eleitoral de rádio: a campanha presidencial de 2014. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ZUCULOTO, V. R. M. A extensão integrada ao ensino diário das disciplinas técnicas: a experiência do jornalismo da UFSC na área de rádio. In.: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, GT Atividades de Extensão, 2004. Maceió. Anais... Maceió: FNPJ, 2004.

ZUCULOTO, V. R. M. et al. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão em radiojornalismo: a experiência da Rádio Ponto UFSC. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 101-112, jan. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2017v14n2p101/35880 . Acesso em: 22 dez. 2018.

ZUCULOTO, V. R. M. et al. A história do radiojornalismo na UFSC: proposta de Linha do Tempo para conduzir a pesquisa. In.: Encontro Nacional de História da Mídia, 9, 2013. Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: Alcar: UFOP, 2013.

ZUCULOTO, V. R. M. No ar – a história da notícia de rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2012.

ZUCULOTO, V. R. M. Rádio Ponto UFSC – uma webemissora laboratório integra ensino, prática, extensão e pesquisa. In: SOSTER, D. A.; TONUS, M. Jornalismo-Laboratório: rádio. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

ZUCULOTO, Valci; BETTI, Juliana Gobbi; CLASEN, Beatriz Hammes; AGUIAR, Gabriel Gentile de. A RÁDIO PONTO UFSC NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: uma experiência de extensão articulada com ensino e pesquisa. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 39–62, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p39. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7221. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático