A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74Palavras-chave:
MulltirreferencialidadeResumo
RESUMO
Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação.
Abstract
It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces.
KEYWORDS: Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education.
Downloads
Referências
ALVES, Mazzotri A. Y.; GEWANDSZNADJER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thompson, 1999. p. 129-178.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BARBIER, René. Pesquisa: ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BARBOSA, Joaquim (org.). Multirrefencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: UFSCar, 1998.
_____. Reflexões em torno da abordagem Multirreferencial. São Carlos: UFSCar, 1998.
BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas Ciências e os espaços de formação. In: BARBOSA, Joaquim (org.). Reflexões em torno da abordagem Multirreferencial. São Carlos: UFSCar, 1998.
BURNHAM, Teresinha Fróes. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade. Em aberto, Brasília, n. 58, p. 3-13, 1994.
_____. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. In: BARBOSA , Joaquim (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: Edufscar, 1998, p. 35-55.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría critica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
_____. Produção de conhecimentos na/sobre a escola: por uma aliança entre trabalho pedagógico, pesquisa e formação docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 10, n. 2, p. 48-56, jul./dez. 2003.
COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1995.
DOMINGUES, Isaneide. Grupos dialogais: compreendendo os limites entre pesquisa e formação. In: PIMENTA, Selma Garrido et al. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MACEDO, Roberto Sidnei. A raiz e a flor: a gestão dos saberes para o desenvolvimento humano: inflexões multirreferenciais em currículo. NOESIS: Revista do Núcleo de Currículo, Comunicação e Cultura, Salvador, v. 1, p.29-47, 2000.
_____. Por uma epistemologia complexa e multirreferencial nos meios educacionais. Revista da FAEEBA, v. 5, n. 6, p. 24-49, 1998.
_____. Hermes Re-conhecido: etnopesquisa crítica, currículo e formação docente. Revista da FACED, .v. 2, n. 2, julho, p. 32-45, 1999.
_____. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
SACRAMENTO, Maria da Conceição Alves Ferreira do. A teoria dos fractais e etnopesquisa/formação de professores: uma articulação possível? Revista da FAEEBA, Salvador, Ano 09, n.14 , p. 99-104 , jul/dez, 2000.
SANTOS, Edméa Oliveira. Formação de professores e cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 11, n. 17, p. 113-122, jan/jun, 2002.
______. A imagem do currículo: da crítica à mídia de massa a mediações de autorias dialógicas na prática pedagógica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 20, p. 287-297, jul/dez, 2003.
______. Educação online: Cibercultura e Pesquisa-Formação na Prática Docente. 354 f. tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Portugal: Porto, 1994.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.