HOMOGENEIDADE E ENDOGENIA NOS INTERESSES DE JORNALISTAS DES-CONECTAM VALOR NOTÍCIA E POPULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p420

Palavras-chave:

Interesse, relevância, critérios de noticiabilidade, valor notícia, redes sociais

Resumo

Na base dos valores notícia, o interesse do público pelo conteúdo  parece estar em decadência. As discrepâncias entre visões de mundo de jornalistas e de usuários de redes sociais podem ser responsáveis por uma crise de relevância mascarada pela dicotomia entre interesse público e interesse do público. Se o noticiário é feito com base naquilo que o jornalista acredita ser importante para o público, é admissível que a demanda informativa da população não tenha mudado nos últimos quatro séculos? Aqui são comparados os níveis de interesse com que jornalistas e um grupo de 650 indivíduos de diferentes perfis demográficos veem os conteúdos que circulam nas redes sociais.

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Biografia do Autor

Ana Maria Brambilla, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Comunicação pela Facultad Austral (Buenos Aires), mestre em Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo). E-mail: anabrambilla@gmail.com; ambrambilla@casperlibero.edu.br.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

BRAMBILLA, Ana Maria. HOMOGENEIDADE E ENDOGENIA NOS INTERESSES DE JORNALISTAS DES-CONECTAM VALOR NOTÍCIA E POPULAÇÃO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 420–444, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p420. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5499. Acesso em: 21 nov. 2024.