HOMOGENEIDADE E ENDOGENIA NOS INTERESSES DE JORNALISTAS DES-CONECTAM VALOR NOTÍCIA E POPULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p420Palavras-chave:
Interesse, relevância, critérios de noticiabilidade, valor notícia, redes sociaisResumo
Na base dos valores notícia, o interesse do público pelo conteúdo parece estar em decadência. As discrepâncias entre visões de mundo de jornalistas e de usuários de redes sociais podem ser responsáveis por uma crise de relevância mascarada pela dicotomia entre interesse público e interesse do público. Se o noticiário é feito com base naquilo que o jornalista acredita ser importante para o público, é admissível que a demanda informativa da população não tenha mudado nos últimos quatro séculos? Aqui são comparados os níveis de interesse com que jornalistas e um grupo de 650 indivíduos de diferentes perfis demográficos veem os conteúdos que circulam nas redes sociais.
Downloads
Referências
BOCZKOWSKI, Pablo; MITCHELSTEIN, Eugenia. The Newsgap. Massachusetts: MIT Press, 2013.
BRAMBILLA, Ana Maria. Jornalismo open source: discussão e experimentação do OhmyNews International. 2006. 248 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2006.
BRIGHTON, Paul; FOY, Dennis. News values. Londres: Sage Publications, 2007.
CHARAUDEAU, Patrick. El discurso de la información. Barcelona: Gedisa Editorial, 2003.
DONSBACH, Wolfgang. Concepciones periodísticas de la audiencia. In: DONSBACH, Wolfgang (org). Cómo entender al periodismo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2014.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CERVERA, Pepe. Reflexiones sobre el futuro de la Prensa y el Periodismo. Cuadernos de Comunicación EVOCA, n, 7, P. 41-45. Jun. 2012.
CORREIA, Fernando. Os jornalistas e as notícias. 2ª ed. Lisboa: Editorial Caminho, 1997.
ECHEVARRÍA, Mirta Clara. Periodismo Digital y Redes Sociales. In: ECHEVARRÍA, Mirta Clara; VIADA, Mónica María (orgs.). Periodismo en la web. Córdoba: Editorial Brujas, 2014.
ERBOLATO, Mario. Técnicas de Codificação em jornalismo. São Paulo: Editora Ática, 2001.
GUERRA, Josenildo. O Percurso Interpretativo na Produção da Notícia. São Cristóvão: Editora da Universidade Federal do Sergipe, 2008.
JARVIS, Jeff. Death to the mass. Future Platforms for Independent Journalism - Annual Report of Tinius Trust. Tinius Trust, online, 2016. Disponível em https://tinius.com/blog/death-to-the-mass. Acesso em: 23 dez. 2016.
LIMA Jr., Walter. Considerações sobre a relevância da informação jornalística nos sistemas computacionais conectados em rede. In: BUITONI, Dulcilia Schroeder; CHIACHIRI, Roberto (orgs.). Comunicação, Cultura de Rede e Jornalismo. São Paulo : Almedina, 2012.
LÓPEZ, Guadalupe; CIUFFOLI, Clara. Facebook es el mensaje: oralidad, escritura y después… Buenos Aires: La Crujía, 2012.
HICKEY, Samuel; MOHAN, Gilles. Participation: from tyranny to transformation? Londres: Zed Books, 2013.
MAFFESOLI, Michel. A sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia. Porto Alegre: Zouk, 2005.
MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MAFFESOLI, Michel. Algumas notas edificantes e curiosas escritas para o uso daqueles que querem pensar o mundo tal como ele é. Revista Famecos, v. 18, n. 2, p. 312-326, maio/agosto 2011.
MUÑOZ-TORRES, Juan Ramón. Por qué interesan las noticias. Un estudio de los fundamentos del interés informativo. Barcelona: Herder, 2002.
NAFRÍA, Ismael. ¿Es viable una sociedad sin periodistas? Cuadernos de Comunicación EVOCA, n. 7, p. 35-39, Jun. 2012.
ORIHUELA, José Luis. Nuevos paradigmas de la comunicación. Chasqui - Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 77, p. 10-13, 2002. Disponível em: http://www.revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/1416/1445. Acesso em 24 Jul. 2017.
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
SIBILIA, Paula. La intimidad como espectáculo. Buenos Aires: Fondo de la Cultura Económica, 2008.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso & Reverso, n. 68, p. 114-124, 2014.
SALAVERRÍA, Ramón. Mídia e jornalistas, um futuro em comum? Parágrafo, v. 1, n. 3, p. 79-83, 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/297/304. Acesso em: 16 Jan. 2018.
TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teoria e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo; porque as notícias são como são. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2005.
WELCH, Susan. Sampling by Referrals in a Dispersed Population. Public Opinion Quarterly, Vol. 39, n. 2, p. 237, 1975.
WOLF, Tom. Teorias da Comunicação. Editorial Presença: Lisboa, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.