CINE BLASFÊMIA: uma narrativa de censura, enfrentamentos e (re)existências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p118

Palavras-chave:

Estado, Gênero, Universidade, Discurso judaico-cristão, Cine blasfêmia

Resumo

A proposta do presente artigo é de discutir a blasfêmia como estratégia política de resistência aos regimes regulatórios de gênero e sexualidade. Para tanto, analisa-se o Cine Blasfêmia, uma atividade extensionista desenvolvida pelo grupo de pesquisa Enlace da UNEB. Explora-se a tensão discursiva presente no ato blasfêmico praticado por sujeitos acadêmico-políticos e contestado por sujeitos forjados e formados pelo discurso judaico-cristão para compreendê-lo no saber-fazer da ciência. Além disso, discute-se a complexa trama do filme “A excêntrica família de Antônia”, trazida para dentro da análise para evidenciar os debates blasfêmicos e polifônicos vinculados às problemáticas feministas.

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Biografia do Autor

Suely Aldir Messeder, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Antropologia, professora, pesquisadora, coordenadora do Grupo Enlace da Universidade do Estado da Bahia -  Doutorado Multi-institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e Programa do Pós-Graduação em Crítica Cultural. E-mail: smesseder@uneb.br

Clebemilton Gomes do Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando no Programa Mult-institucional e multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, professor da Universidade do Estado da Bahia e pesquisador do Grupo Enlace. E-mail:  clebenasc@gmail.com

Referências

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

MESSEDER, Suely Aldir; NASCIMENTO, Clebemilton Gomes do. CINE BLASFÊMIA: uma narrativa de censura, enfrentamentos e (re)existências. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 118–143, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p118. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4291. Acesso em: 19 abr. 2024.