CINE BLASFÊMIA: uma narrativa de censura, enfrentamentos e (re)existências
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p118Palavras-chave:
Estado, Gênero, Universidade, Discurso judaico-cristão, Cine blasfêmiaResumo
A proposta do presente artigo é de discutir a blasfêmia como estratégia política de resistência aos regimes regulatórios de gênero e sexualidade. Para tanto, analisa-se o Cine Blasfêmia, uma atividade extensionista desenvolvida pelo grupo de pesquisa Enlace da UNEB. Explora-se a tensão discursiva presente no ato blasfêmico praticado por sujeitos acadêmico-políticos e contestado por sujeitos forjados e formados pelo discurso judaico-cristão para compreendê-lo no saber-fazer da ciência. Além disso, discute-se a complexa trama do filme “A excêntrica família de Antônia”, trazida para dentro da análise para evidenciar os debates blasfêmicos e polifônicos vinculados às problemáticas feministas.
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