PALMAS EM TRÊS ATOS: projeto urbanístico, implantação e consolidação da capital do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p236

Palavras-chave:

Palmas, violência, projeto urbanístico, cenarização, mercado imobiliário

Resumo

O texto aborda a cidade de Palmas, a última capital brasileira construída no século XX, com sua divisão sócio-espacial explícita. Estruturado em três partes, o trabalho procura entender o papel da violência primeiramente no tocante ao projeto urbanístico de 1989, enfocando a contradição entre discurso e prática; em segundo lugar, o processo de produção da cidade planejada pelo poder público e toda uma sorte de ações, muitas vezes truculentas, visando a construção do projeto; e, em terceiro lugar, a relativa autonomia do mercado imobiliário frente às características do plano original. Num prisma teórico analítico da arquitetura e do urbanismo, o texto versa aspectos históricos da criação da cidade e a violência do processo de espacialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Orsi Marques de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (UFRN), Mestre em Urbanismo (PUC-Campinas), Arquiteto e Urbanista (UFJF). Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFT). E-mail: giulianoorsi@uft.edu.br.

Olívia de Campos Maia Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Mestre em Urbanismo (PUC-Campinas), Arquiteta e Urbanista (Unesp-Bauru). Professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFT). E-mail: oliviamaia@uft.edu.br

Marcos Antonio dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP). Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFT). Arquiteto e Urbanista (Unesp-Bauru). E-mail: marcosdossantos@uft.edu.br.

Referências

ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha. São Paulo: Edusp, 1998.

ARANTES, Otília. Estratégia Fatal: a cultura nas novas gestões urbanas. In: ARANTES, Otília; MARICATO, Ermínia; VAINER, Carlos. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 3º Edição. Petrópolis, Editora Vozes, 2000.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAYAZIT, Nigan. Investigating Design: a review of forty years of design research. Design Issues, v. 20, n. 1, p. 16-29, winter 2004.

BAZOLLI, João Aparecido. A dialética da expansão urbana de Palmas. Minha Cidade, São Paulo, ano 12, n. 135.06, Vitruvius, out. 2011 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/12.135/4088>. Acessado em 04 de fevereiro de 2017.

BAZOLLI, João Aparecido. Os efeitos dos Vazios Urbanos no Custo de Urbanização da Cidade de Palmas. Estudos Geográficos, Unesp, Rio Claro/SP, nº 1, 2009.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp, 2000.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-tempo na metrópole: fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.

CARVALHO, Giuliano Orsi Marques de. A Iniciação em Projeto de Arquitetura: um estudo com docentes e discentes em três escolas no Brasil e uma em Portugal. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2016.

CARVALHO, Giuliano Orsi Marques; MATOS, Madalena Cunha; REIS, Patrícia Orfila Barros dos. Apontamentos urbano-arquitetônicos sobre um quatro de século de Palmas (TO). In: Arquiteturas do Mar, dar Terra e do Ar. Arquitetura e Urbanismo na Geografia e na Cultura. Lisboa: Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 2014.

CARVALHO, Giuliano Orsi Marques de; SILVA, Giovanni Assis. O projeto e o ambiente do aluno: reflexões sobre a relação entre o projeto e o ambiente vivenciado. In: Anais do 5° Seminário Projetar – Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura. Belo Horizonte: NPGAU, UFMG, 2011.

COCOZZA, Glauco. Paisagem e Urbanidade, Os limites do projeto urbano na conformação de lugares em Palmas. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 2006.

CUNHA, Gabriel Rodrigues da. O Programa Minha Casa Minha Vida em São José do Rio Preto/SP: estado, mercado, planejamento urbano e habitação. (Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo), USP, São Carlos, 2014.

FERREIRA, João Sette Whitaker. O mito da cidade global: o papel da ideologia na produção do espaço terciário em São Paulo. Revista Pós-FAUUSP. São Paulo, 2004. Disponível em < http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/ferreira_mitocidadeglobal_pos2.pdf . Acessado em 04 de novembro de 2015.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JACQUES, Paola Berenstein. Breve histórico da Internacional Situacionista – IS. Arquitextos, São Paulo, ano 03, n. 035.05, Vitruvius, abr. 2003. Disponível em <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.035/696>. Acessado em 02 de maio de 2014.

_______________. Errâncias Urbanas: a arte de andar pela cidade. ArqTextos, Porto Alegre 2005. Disponível em <7http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_7/7_Paola%20Berenstein%20Jacques.pdf> Acessado em 09 de agosto de 2015.

LÉFÈBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MASCARÓ, Juan Luis. Desenho Urbano e Custo de Urbanização. Brasília: MHU/SAM, 1987.

MIRANDA, Bismarque Roberto de Sousa. A Luta Pela Moradia nas Cidades Brasileiras: História da Ocupação da Quadra 1.306 Sul, em Palmas. Monografia de graduação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2005.

MORAES, Maria Lúcia. A segregação planejada: Goiânia, Brasília e Palmas. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003.

PINTO, Lúcio Milhomem Cavalcante. Luzimangues: Processos Sociais e Política Urbana na Gênese de uma “Nova Cidade” (Dissertação de Mestrado). Palmas: UFT, 2012.

REIS, Patrícia Orfila Barros dos. Modernidades tardias no cerrado: discursos e práticas na história de Palmas-TO (1990-2010). Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2011.

ROSSI, Aldo. A arquitetura da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 1ª Edição: 1966.

SEGAWA, Hugo. Palmas, cidade nova ou apenas uma nova cidade? Revista Projeto, nº146, Outubro 1991.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SILVA, Luiz Otávio Rodrigues. Formação de Palmas do Tocantins. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de Brasília, Brasília. 2003.

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. Girassóis de Pedra: Imagens e metáforas de uma cidade em busca do tempo. Tese (Doutorado em Geografia). Unesp, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

VAINER, Carlos. Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico. In: ARANTES, Otília; MARICATO, Ermínia; VAINER, Carlos. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 3º Edição. Petrópolis, Editora Vozes, 2000

Publicado

2018-04-01

Como Citar

CARVALHO, Giuliano Orsi Marques de; PEREIRA, Olívia de Campos Maia; SANTOS, Marcos Antonio dos. PALMAS EM TRÊS ATOS: projeto urbanístico, implantação e consolidação da capital do Tocantins. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 236–264, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p236. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4289. Acesso em: 19 abr. 2024.