QUEM GANHA QUANDO EU DURMO BEM?: a retórica procedimental como modo de midiatização dos cuidados de si na Fitbit Charge 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p113

Palavras-chave:

Dispositivos vestíveis, Fitbit, Retórica Procedimental, Saúde Digital, Novas Mídias

Resumo

O advento da digitalização e da softwarização das ferramentas comunicacionais sinaliza para mudanças na ontologia da mídia, modificando os modos como esses meios veiculam informação e estabelecem interações entre usuários e instituições. O artigo problematiza essas mudanças ontológicas, sinalizando para um possível modo de midiatização dos processos de gestão do corpo e da saúde que opera por meio de mecanismos de persuasão presentes no caráter procedimental da mídia digital. Analisou-se as interfaces do dispositivo de monitoramento pessoal – o Fitbit Charge 2 – para ilustrar alguns processos de midiatização do cuidado de si operados por meio da retórica procedimental.

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Biografia do Autor

Elias Cunha Bitencourt, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas POSCOM/UFBA, Mestre em Cultura e Sociedade IAHC/UFBA, Especialista em Design de Interfaces UNIFACS e Bacharel em Desenho Industrial UNEB. Professor Assistente, dedicação exclusiva, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pesquisador no grupo Lab404/UFBA e Comunidades Virtuais/UNEB. Email:eliasbitencourt@gmail.com.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

BITENCOURT, Elias Cunha. QUEM GANHA QUANDO EU DURMO BEM?: a retórica procedimental como modo de midiatização dos cuidados de si na Fitbit Charge 2. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 113–148, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p113. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4087. Acesso em: 16 abr. 2024.