PROPAGANDA ELEITORAL NAS NOTÍCIAS: interfaces entre jornalismo e Programa Eleitoral Gratuito nas eleições para o governo do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p714

Palavras-chave:

Horário eleitoral gratuito, Jornalismo, Política, Maranhão

Resumo

O artigo traz os resultados referentes ao eixo “Telejornalismo e HGPE” da pesquisa Mediatização das Eleições de 2014 no Maranhão, cujo objetivo geral é identificar os padrões discursivos de construção da viabilidade eleitoral e capital político do candidato Edson Lobão Filho (PMDB) ao governo estadual. O objetivo deste paper específico é estudar a permeabilidade entre a lógica política propagada no HGPE-Lobão Filho e o discurso político-jornalístico do JMTV1, partindo-se da hipótese de que o telejornal e o programa do horário eleitoral se complementaram tanto em relação ao conteúdo (pautas) quanto em relação à estética (formato do conteúdo), constituindo-se, ambos, uma única peça publicitário-eleitoral, sendo uma explícita (o HGPE) e outra velada (JMTV1).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Permambuco (UFPE). Graduação em Comunicação social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: lichangshuen@gmail.com.

Referências

ALDÉ, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

AVRITZER, Leonardo. COSTA, Sérgio. Teoria Crítica, Democracia e Esfera Pública: Concepções e usos na América Latina. In: Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol.47, nº4, 2004, pp. 703 a 728.

COUTO, Carlos Agostinho. Estado, Mídia e Oligarquia: poder público e meios de comunicação como suporte de um projeto político para o Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2009.

COOK, Timothy E. Governing with the News: the News media as a political institution. 2ed. Chicago: Chicago Press, 2005.

DOWNS, Anthony. An economic theory of democracy. New York: Harper and Row, 1957.

ESSER, Frank, STRÖMBÄCK, Jesper. Mediatization of politics: understanding the transformation of Western democracies. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2014.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora UNB, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Media Discourse. New York: St Martin’s Press, 1995.

MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, ano 10, n.29, outubro de 1995.

MIGUEL, Luís Felipe. Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral. In: Sociologias no.11 Porto Alegre Jan./June 2004

MIGUEL, Luís Felipe, BIROLI, Flávia. A produção da imparcialidade: a construção do discurso universal a partir da perspectiva jornalística. Revista Brasileira de Ciências Sociais. vol. 25, no 73, 2010.

SARTORI, Giovanni. Homo Videns: la sociedad teledirigida. Madri: Taurus, 2012.

SPARROW, Bartholomew H. Uncertain Guardians: the News media as a political institution. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.

THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.

VAN DJIK, Teun. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2008.

YENGAR, Shanto. KINDER, Donald. News That Matters: television and American opinion. Chicago: Chicago University Press, 2010.

WOLF, Eric. Envisioning Power: Ideologies of Dominance and Crisis. Berkeley, University of California Press, 1999.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

SOUSA, Li-Chang Shuen Cristina Silva. PROPAGANDA ELEITORAL NAS NOTÍCIAS: interfaces entre jornalismo e Programa Eleitoral Gratuito nas eleições para o governo do Maranhão. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 714–737, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p714. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3616. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)