PROPAGANDA ELEITORAL NAS NOTÍCIAS: interfaces entre jornalismo e Programa Eleitoral Gratuito nas eleições para o governo do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p714

Palavras-chave:

Horário eleitoral gratuito, Jornalismo, Política, Maranhão

Resumo

O artigo traz os resultados referentes ao eixo “Telejornalismo e HGPE” da pesquisa Mediatização das Eleições de 2014 no Maranhão, cujo objetivo geral é identificar os padrões discursivos de construção da viabilidade eleitoral e capital político do candidato Edson Lobão Filho (PMDB) ao governo estadual. O objetivo deste paper específico é estudar a permeabilidade entre a lógica política propagada no HGPE-Lobão Filho e o discurso político-jornalístico do JMTV1, partindo-se da hipótese de que o telejornal e o programa do horário eleitoral se complementaram tanto em relação ao conteúdo (pautas) quanto em relação à estética (formato do conteúdo), constituindo-se, ambos, uma única peça publicitário-eleitoral, sendo uma explícita (o HGPE) e outra velada (JMTV1).

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Biografia do Autor

Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Permambuco (UFPE). Graduação em Comunicação social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: lichangshuen@gmail.com.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

SOUSA, Li-Chang Shuen Cristina Silva. PROPAGANDA ELEITORAL NAS NOTÍCIAS: interfaces entre jornalismo e Programa Eleitoral Gratuito nas eleições para o governo do Maranhão. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 714–737, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p714. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3616. Acesso em: 20 abr. 2024.

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