OS IMAGINÁRIOS SOBRE A MULHER NA PUBLICIDADE: a marca Nike
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p569Palavras-chave:
Discurso icônico, imaginários, publicidade, mulherResumo
O estudo tem por objetivo a análise da construção dos imaginários sociodiscursivos da mulher presente na publicidade da marca Nike publicada na revista Tpm. Como arcabouço teórico nos apoiamos nos trabalhos de Charaudeau (2007, 2008), Soulages (2004, 2009) e Mendes (2013). De maneira geral, é possível notar que a análise da representação feminina retrata valores e ideologias que se depositam na memória coletiva da sociedade contemporânea atual, como por exemplo, as ideias de preocupação e valorização da estética e do corpo.
PALAVRAS-CHAVES: Discurso icônico; imaginários; publicidade; mulher.
ABSTRACT
The study to analyze the construction of imaginaries of women present in Nike brand publicity published in Tpm magazine. As a theoretical framework, we support the work of Charaudeau (2007) on Soulages (2004) and Mendes (2013). In general, it is possible to note that the analysis of female representation portrays values and ideologies that are deposited in the collective memory of contemporary society, as for example, the ideas of concern and appreciation of aesthetics and the body.
KEYWORDS: Iconic speech; imaginaries; advertising; woman.
RESUMEN
El estudio tiene como objetivo analizar la construcción del imaginario de la mujer en la publicidad de la marca Nike publicado en la revista Tpm. Como marco teórico nos basamos en el trabajo de Charaudeau (2007) sobre, Soulages (2004) y Mendes (2013). En general, es posible observar que el análisis de la representación femenina representa los valores y las ideologías que se depositan en la memoria colectiva de la sociedad contemporánea actual, por ejemplo la preocupación de las ideas y la apreciación de estética y cuerpo.
PALABRAS CLAVE: Discurso icónico; imaginarios; publicidad; mujer.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993
BUITONI, Dulcília Helena Schroeder. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus, 2009.
CASTORIADIS, Cornelius. L´institution imaginaire de la société. Paris: Seuil, 1975
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c´est bien, les imaginaires, c´est mieux. In : BOYER, Henry.(org.) Stéréotypage, stéréotypes : fonctionnements ordinnaires et mises en scène. Langue(s), discours. Vol. 4. Paris, Harmattan, 2007.p 49-63
CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (orgs.) Gêneros: Reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 13-41
CHARAUDEAU, Patrick. Le discours publicitaire, genre discursif. Revue Mscope n°8, CRDP de Versailles, setembro 1994.
FARINA, Modesto; PEREZ Clotilde; BASTOS Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2006. Cap. 4: Cor: signo cultural e psicológico. p. 96-107.
JODELET, Denise. Les représentations sociales. Paris: PUF, 1989
LYSARDO-DIAS, Dylia & GOMES, Maria Carmem A. A teoria semiolinguística na análise da publicidade. In: MACHADO, Ida Lucia et alii (orgs). Movimentos de um percurso em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2005, p.117-131.
MENDES, Emília. Análise do discurso e iconicidade: uma proposta teórica-metodológica. In: MENDES, Emília (coord.); MACHADO, Ida Lucia; LIMA, Helcira; LYSARDO-DIAS, Dylia (orgs). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 125-156.
MENDES, Emília. O conceito de ficcionalidade e a sua relação com a Teoria Semiolinguística. In: MACHADO, Ida Lucia et alii (orgs). Movimentos de um percurso em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2005, p.133-148.
MOSCOVICI, Serge. Des représentation collectives aux représentaion sociales: éléments pour une histoire. In: JODELET, Denise (org). Les représentations sociales. Paris: PUF, 1989, p.79-103
SOULAGES, Jean-Claude. Les avatars de l’image publicitaire ou les vies rêvées des femmes. Le temps des média. Paris, nº 12, 114-124, 2009a.
SOULAGES, Jean-Claude. Identités discursives, identités sociales dans le discours publicitaire. In: CHARAUDEAU, Patrick (org.). Identité sociales et identités discursives du sujet parlant. Paris: L´Harmattan, 2009b, p. 167-180..
SOULAGES, J. C. Le genre en publicité, ou le culte des apparences. In BOUCHARD Julie et FROISSARD Pascal (dir.), Sexe & Communication, Médiation & Information, n°20, Paris, l’Harmattan, 2004. p. 51-59.
SOULAGES, Jean-Claude. Identités discursives et imaginaires figuratifs. In HOUDEBINE-GRAVAUD Anne-Marie (dir.), L’imaginaire linguistique, Paris, L’Harmattan, 2002. p. 103-109.
SOULAGES, Jean-Claude. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, Agostinho (org.). O discurso da mídia. Rio de janeiro: Oficina do autor, 1996, p. 142-154.
TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de janeiro: Ediouro, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.