OS IMAGINÁRIOS SOBRE A MULHER NA PUBLICIDADE: a marca Nike

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p569

Palavras-chave:

Discurso icônico, imaginários, publicidade, mulher

Resumo

O estudo tem por objetivo a análise da construção dos imaginários sociodiscursivos da mulher presente na publicidade da marca Nike publicada na revista Tpm. Como arcabouço teórico nos apoiamos nos trabalhos de Charaudeau (2007, 2008), Soulages (2004, 2009) e Mendes (2013).  De maneira geral, é possível notar que a análise da representação feminina retrata valores e ideologias que se depositam na memória coletiva da sociedade contemporânea atual, como por exemplo, as ideias de preocupação e valorização da estética e do corpo.

 

PALAVRAS-CHAVES: Discurso icônico; imaginários; publicidade; mulher.

 

 

ABSTRACT

The study to analyze the construction of imaginaries of women present in Nike brand publicity published in Tpm magazine. As a theoretical framework, we support the work of Charaudeau (2007) on Soulages (2004) and Mendes (2013). In general, it is possible to note that the analysis of female representation portrays values and ideologies that are deposited in the collective memory of contemporary society, as for example, the ideas of concern and appreciation of aesthetics and the body.

 

KEYWORDS: Iconic speech; imaginaries; advertising; woman.

 

 

RESUMEN

El estudio tiene como objetivo analizar la construcción del imaginario de la mujer en la publicidad de la marca Nike publicado en la revista Tpm. Como marco teórico nos basamos en el trabajo de Charaudeau (2007) sobre, Soulages (2004) y Mendes (2013). En general, es posible observar que el análisis de la representación femenina representa los valores y las ideologías que se depositan en la memoria colectiva de la sociedad contemporánea actual, por ejemplo la preocupación de las ideas y la apreciación de estética y cuerpo.

 

PALABRAS CLAVE: Discurso icónico; imaginarios; publicidad; mujer.

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Biografia do Autor

Maira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Letras (2008-2012) com habilitação em Licenciatura/Português pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado (2013-2014) - com bolsa CNPq - em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é doutoranda - com bolsa CNPq - em Análise do Discurso junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, também pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: mairaninabh@hotmail.com.

Emília Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Letras, Mestrado  e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade de Paris XIII (dout. sanduíche). E-mail: emilia.mendes@gmail.com.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

GUIMARÃES, Maira; MENDES, Emília. OS IMAGINÁRIOS SOBRE A MULHER NA PUBLICIDADE: a marca Nike. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 1, p. 569–598, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p569. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3285. Acesso em: 22 nov. 2024.