O PLANALTO PAULISTA E A OPÇÃO PELA REGIONALIZAÇÃO DA GAZETA MERCANTIL: Tempos de auge e de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p681

Palavras-chave:

Gazeta Mercantil, Planalto Paulista, jornalismo econômico brasileiro, Campinas, encartes regionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo contextualizar e narrar a história do encarte regional Planalto Paulista, produzido e publicado pelo jornal Gazeta Mercantil. Pensado para consolidar a marca do jornal durante seu período de expansão, o Planalto Paulista fez parte de um conjunto de outros encartes regionais lançados durante o final da década de 90 e fechados no início dos anos 2000. Para tanto, este trabalho parte de uma revisão bibliográfica sobre o jornalismo econômico brasileiro, sobre o jornal Gazeta Mercantil e, mais especificamente, sobre a criação do Planalto Paulista em 1998 e seu fechamento, em 2002. O conteúdo é complementado com entrevistas realizadas com jornalistas que trabalharam para o encarte na época.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gazeta Mercantil; Planalto Paulista; jornalismo econômico brasileiro; Campinas; encartes regionais.

 

 

ABSTRACT

This article intends to contextualize and tell the history of Planalto Paulista, the regional insert produced and published by former newspaper Gazeta Mercantil. Planalto Paulista was intended to consolidate the newspaper brand during its expansion period and was part of a series of other regional inserts launched during the late 1990s and closed in the early 2000s. For this purpose, this work is based on a literature review on brazilian economic journalism, on Gazeta Mercantil, and more specifically on the creation of Planalto Paulista in 1998 and its closure in 2002. The content is complemented by interviews with journalists who have worked for the project at the time.

 

KEYWORDS: Gazeta Mercantil; Planalto Paulista; brazilian economic journalism; Campinas; regional section.

 

 

RESUMEN

En este artículo se pretende contextualizar y narrar la historia de la insercione regional Planalto Paulista, producido y publicado por el diario Gazeta Mercantil. Planeado para fortalecer la marca del periódico durante su período de expansión, el Planalto Paulista fue parte de un conjunto de otros insertos regionales lanzados a finales de los años 90 y que se cerró a principios de 2000. Por lo tanto, este trabajo parte de una revisión bibliográfica en el periodismo económico de Brasil en la Gazeta Mercantil, y más específicamente en la creación del Planalto Paulista en 1998 y su cierre en 2002. El contenido se complementa con entrevistas a periodistas que trabajaban para el folleto en el momento.

 

PALABRAS CLAVE: Gazeta Mercantil; Planalto Paulista; periodismo económico de Brasil; Campinas; inserciones regionales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia de Paiva Jacobini, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas)

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialização em Jornalismo Científico no Laboratório de Jornalismo (LABJOR) da UNICAMP. Faz parte do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem. Atualmente é jornalista freelancer e docente do curso de Jornalismo da Puc-Campinas. E-mail: mlpjacobini@yahoo.com.br.

Referências

CALDAS, Suely. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2005.

BASILE, Sidnei. Elementos do jornalismo econômico. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

FISHLOW, A. Algumas Reflexões sobre a política econômica brasileira após 1964. In: Estudos Cebrap 7. Jan.-mar. 1971.

KUCINSKI, B. Jornalismo Econômico. São Paulo: Edusp, 1996.

LENE, Herica. O discurso como estratégia de poder da Gazeta Mercantil. Anais XXVI Intercom, Belo Horizonte, set. 2003.

____________. A crise da Gazeta Mercantil: Tradição e ruptura no jornalismo econô-mico brasileiro. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2004a.

____________. A crise da Gazeta Mercantil: tradição e ruptura no jornalismo econômico brasileiro. Anais II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJOR. Nov. de 2004b.

____________. Memória e História do jornalismo econômico brasileiro: a “construção” das notícias da Gazeta Mercantil. Anais XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, set. 2012.

MAGALHAES, Luiz Antonio. Gazeta Mercantil, um final melancólico. Observatório a Imprensa. N. 539, 26 de mai. 2009. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/gazeta_mercantil_um_final_melancolico/. Acesso em: 01/07/2015.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Denis (org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003.

PIO, Dirceu Martins. Os jornais regionais da Gazeta Mercantil. Observatório da Imprensa. N. 699, 19 de jun. 2012. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/ed699-os-jornais-regionais-da-gazeta-mercantil/. Acesso em 01/07/2015.

PULITI, Paula. História do jornalismo econômico no Brasil: do café ao tempo real. Revista Líbero. V. 16, n. 31, jan/jun 2013. pp. 41-50.

QUINTÃO, Aylê-Salassié Filgueiras. O Jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

JACOBINI, Maria Lúcia de Paiva. O PLANALTO PAULISTA E A OPÇÃO PELA REGIONALIZAÇÃO DA GAZETA MERCANTIL: Tempos de auge e de crise. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 1, p. 681–703, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p681. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3220. Acesso em: 19 nov. 2024.