ENTRE OS FILHOS E ÓRFÃOS DA CIBERCULTURA: Revisitando a noção de nativos digitais

Facing the digital natives concept

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p837

Palavras-chave:

Identidade, Mídias, Nativos digitas, Educação

Resumo

Este ensaio se propõe a problematizar a noção de nativos digitais, discutindo seus limites e possibilidades no tocante ao entendimento acerca das identidades e dos perfis sociocognitivos dos jovens e crianças da contemporaneidade. Para isso, além de recorrer ao diálogo com a literatura competente, esboça as principais especificidades dos processos de construção identitária na era da comunicação ubíqua e das culturas globais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Identidade; Mídias; Nativos Digitais; Educação.

 

 

ABSTRACT

This essay problematizes the notion of digital natives, discussing their limits and possibilities regarding the understanding about the identities and sociocognitive profiles of the youth and children of the contemporary world. In order to do this, besides resorting to dialogue with the competent literature, it outlines the main specificities of the processes of identity construction in the era of ubiquitous communication and global cultures.

 

KEYWORDS: Identity; Media; Digital Natives; Education.

 

 

RESUMEN

Este documento tiene la intención de problematizar el concepto de nativos digitales, discutiendo sus límites y posibilidades con respecto a la comprensión de las identidades y perfiles socio-cognitivos de los jóvenes y niños de la contemporaneidad. Por lo tanto, además de recurrir al diálogo con la literatura pertinente, se exponen las principales características de los procesos de construcción de identidad en la era de la comunicación ubicua y culturas globales.

 

PALABRAS-CLAVE: Identidad; Medios de comunicación; Nativos digitales; Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). E-mail: gijao05@hotmail.com.

Referências

ADORNO, Theodor.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BAUERLEIN, Mark. Introduction. BAUERLEIN, Mark (Org.). The digital divide. London: Penguin Group, 2011.

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

___________________. Introducing Identity. In: BUCKINGHAM, D. (Org.).Youth, Identity, and Digital Media. Cambridge, MA: The MIT Press, p. 1-24, 2008.

CANCLINI. Nestor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados: Mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2007.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

ITO, Mizuko. Living and Learning with New Media: Summary of Findings from the Digital Youth Project. Cambridge, MA: The MIT Press, 2008.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michelè. História das teorias da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PALFREY, John. GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PRENSKY, Mark. Digital natives, digital immigrants. Lincoln: MCB University Press, On The Horizon, Vol. 9 No. 6, outubro, 2001a.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2005.

VEEN, Wim.; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

CRUZ JUNIOR, Gilson. ENTRE OS FILHOS E ÓRFÃOS DA CIBERCULTURA: Revisitando a noção de nativos digitais: Facing the digital natives concept. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 1, p. 837–858, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p837. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3090. Acesso em: 19 nov. 2024.