COMUNICAÇÃO, SEMIÓTICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DAS IMAGENS E TEXTOS DE JOVENS NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE PALMAS – TO

Palavras-chave: semiótica, produção de sentidos, Imagem, juventude., comunicação

Resumo

O texto reflete sobre as imagens e textos que expressam as dinâmicas dos signos em circulação e produção de sentidos de jovens infratores internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas - TO. A realização do estudo é parte de pesquisa mais abrangente sobre os diálogos entre os signos presentes nas paredes, corredores, banheiros, celas e espaços educativos formais existentes nas organizações que trabalham com jovens infratores e unidades do sistema prisional de adultos. O trabalho foi realizado no período de 2014-16, a partir de visitas técnicas no Case, reconhecimento dos espaços de circulação das imagens e textos, tomadas fotográficas e análise a partir da contribuição de estudos semióticos e comunicacionais. Busca-se com o texto contribuir para que mais estudiosos da comunicação, educação e direito possam ampliar o entendimento sobre esses espaços cujas paredes falam entre si.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo da Silva Gomes, Universidade Estadual do Tocantins

Doutorado em Ciências da Comunicação (UNISINOS), com estudos pós-doutorais em Educação e Difusão do Conhecimento (UFBA), mestrado em Educação (UFG), graduação em Filosofia (MEDIANEIRA). Atua como docente e pesquisador nas áreas da educação, comunicação, direito, sistemas de informação, semiótica e gestão do conhecimento. E-mail: gefigo@gmail.com.

Referências

ALBERTI, John. Leaving Springfield: The Simpsons and the possibility of Oppositional Culture. Detroit: Wayne State University, 2003.

APA. Manual diagnóstico estatístico de transtornos mentais. Associação Americana de Psiquiatria, Porto Alegre: Artmed, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 20155.

BERMEJO, Lee; AZARELLO, Brian. Coringa. Graphic Novel. São Paulo: Panini,2009.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial da União, 1990.

BRASIL.Documento referencial para o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Brasília, Secretaria de Direitos Humanos, 2005. 123 p.

CARKHULFF, Robert. R. Training an preffered mode of treatmet. Journal of Counseling Psychology, n. 18: pps. 123-21, 1971.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Fundação Odebrecht, 2000.

EPSTEIN, Isaac. O signo. São Paulo. Ática, 1987.

MANO BROWN. Artigo 157. Intérprete: MC's Racionais. Mil trutras mil tretas. São Paulo: Cosa Nostra, 2006, 1 DVD. Faixa 8.

HIRATA, D. No meio de campo: o que está em jogo no futebol de várzea. In: Teles e Cabanes (orgs) Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Humanitas, 2006. p.243-278.

__________, Sobreviver na adversidade: entre o mercado e a vida. Tese de Doutorado (Sociologia), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, USP, 2010.

IRWIN, Willian; LOMBARDO, J. R. Os Simpsons e a alusão: o pior ensaio já escrito. In: Os Simpsons e a filosofia: o D´oh! de Homer. São Paulo, SP: Madras, 2007.

MCROBBIE, Linda Rodriguez. The history and psychology of clowns being scary. July, 21, 2013. disponível em http://www.smithsonianmag.com/ist/?next=/arts-culture/the-history-and-psychology-of-clowns-being-scary-20394516/, acesso em 14/08/2016.

MOORE, Alan; LOYDE, David L. V de Vingança, São Paulo: Panini Livros, 2016.

_________; BOLLAND, Brian. Piada mortal. Vol. I. São Paulo: Panini Livros, 2009.

ORTVED, John. The Simpsons: an uncensored, unathorized. History Greystoke Books. 2009.

PARDUE, D. Desempenhando atitude: uma imposição do espaço e gênero pelos hip hoppers brasileiros. Revista de Antropologia. São Paulo, v.51 n.2, p. 519-546, 2008.

PEIRCE, Charles Sanders. Écrits sur le signe. Paris: Seuil, 1978.

SEBEOK, Thomas. Approaches to semiotics. 1964

TACLA, Ariel. Dicionário dos marginais. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editoria, 1968.

VOIRIN, Pierre. Educação de jovens difíceis. Lisboa: Família 2000, 1972.

TOCANTINS. Projeto politico pedagógico do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case. Palmas: Governo do Estado do Tocantins: Secretaria de Defesa e Proteção Social: Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2016.

Sites

http://apogeudoabismo.blogspot.com.br/2013/06/os-3-coringas-que-enlouqueceram-e.html

www.mundoclown.com.br

http://oaprendizverde.com.br/2010/01/15/serial-killers-o-palhaco-assassino/

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2013/12/coulrofobia-historia-e-psicologia-por.htm.

http://www.significados.com.br/vida-loka/

http://www.smithsonianmag.com/arts-culture/the-history-and-psychology-of-clowns-being-scary-20394516/

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2013/12/coulrofobia-historia-e-psicologia-por.htm.

http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/10/clown19.html

(http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/08/meme-thug-life-se-espalhou-pela-web-entenda-o-motivo.html).

Filmes

V DE VINGANÇA. V for Vendetta. Direção James Mcteigue; música de Dario Marianelli; roteiro: Andy Wachowski e Lana Wachowski; autores: Alan Moore e David Lloyd; elenco: Hugo Weaving, Natalie Portman, John Hurt, Stephen Fry, Imogen Poots; ano de produção: 2005, lançamento no Brasil em 2006.

BATMAN, O Cavaleiro das Trevas. The Dark Knight, 2008. País: Estados Unidos, Inglaterra; Gênero ação, drama; Direção: Christopher Nolan; roteiro de David S. Goyer e Christopher Nolan, Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Maggie Gyllenhaal, Michael Cane, Morgan Freeman.

THE SIMPSONS. Gracie Films em Assiociaçao com Ttwentieth Century Fox Television. Criado por Matt Groening. Desenvolvido por James L. Brooks, Matt Groening, Sam Simon. Produtores Executivos James L. Brooks, Matt Groening, Sam Simon. DESENHO ANIMADO. Os simpsons – Os clássicos: grandes Sucessos – 14998-5, 2004.

Publicado
2016-10-30
Como Citar
GOMES, G. COMUNICAÇÃO, SEMIÓTICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DAS IMAGENS E TEXTOS DE JOVENS NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE PALMAS – TO. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 190-230, 30 out. 2016.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##