SOBRE O TEMPO DE INCUBAÇÃO NA VIVÊNCIA COMUNICACIONAL: Em defesa de uma pesquisa das sensações no campo da comunicação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p108

Palavras-chave:

Comunicação, fruição, sensação, incubação

Resumo

O ensaio em questão propõe um procedimento de pesquisa para que se possa estudar a comunicação em todas as suas modalidades, seja ela eletrônica, de massa ou interpessoal. Para tanto, sugere três momentos do processo investigativo caracterizados pelo vivenciar o fato comunicacional, observar suas reverberações sobre aquele que o vivencia e elaborar a partir disso um relato consistente, que servirá para dar substância às necessidades epistemológicas da área. Distancia-se dos estudos da ciência cognitiva e da chamada "pesquisa de recepção" por buscar um componente filosófico e qualitativo na experiência comunicacional.

 

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Biografia do Autor

Ciro Marcondes Filho, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), pós-doutor pela Universidade Stendhal de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, Livre-docente (USP).  Professor da ECA-USP e coordena o FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. E-mail: ciromarcondesfilho@gmail.com.

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Publicado

2016-10-30

Como Citar

MARCONDES FILHO, Ciro. SOBRE O TEMPO DE INCUBAÇÃO NA VIVÊNCIA COMUNICACIONAL: Em defesa de uma pesquisa das sensações no campo da comunicação. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 108–122, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p108. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2404. Acesso em: 22 dez. 2024.