Dos circuitos do fogo à cidade dos sonhos: A trajetória de Francisco Alcides Nascimento nas pesquisas sobre a cidade de Teresina.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p351

Palavras-chave:

entrevista, Francisco Alcides do Nascimento, História Ora, Trajetória

Resumo

Francisco Alcides do Nascimento é piauiense, natural do município de Piripiri. Desde cedo foi morar em Teresina, capital do estado do Piauí. Destacado por ser referência nos estudos que seguem a linha de pesquisa Historia e Cidade, desenvolveu importantes pesquisas que colaboraram a historiografia piauiense partindo da metodologia da História Oral. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Possui doutorado em história pela Universidade Federal do Pernambuco, sob a orientação de Antônio Torres Montenegro (1999) e realizou estágio de Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, em 2012. Iniciou sua experiência com a metodologia da história oral através do trabalho que desenvolveu na antiga Fundação CEPRO. De lá para cá estabeleceu olhares sobre a linha de pesquisa História, Cidade, Memória e Trabalho. Em 1994 participa da criação da Associação Brasileira de História Oral. Na mesma época une-se a outros professores da UFPI para criar o Núcleo de História Oral – NHO/UFPI. Concedeu essa entrevista no seu apartamento às vésperas da Defesa do Memorial - progressão para o título de Professor Titular. Revela nuances da sua trajetória como pesquisador, o envolvimento com a história oral, entrevistados, sua pesquisa sobre os incêndios em Teresina na década de 1940 e os atuais interesses.

 

Disponível em:
Url:http://opendepot.org/2784/

 

Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):

Issuu / Calameo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marley Queiroz Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Bolsista CAPES. Desenvolve a pesquisa OEIRAS (PI) E POSSIDÔNIO QUEIROZ: tempo, sensibilidade e representação sobre as representaçoes da cidade de Oeiras,PI, através das cartas. Linha de pesquisa História, Cidades, Memória e Trabalho.

Referências

Monte, Regianny Lima. A cidade esquecida: (res) sentimentos e representações dos pobres em Teresina na década de 1970. – 2010. 235 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Programa de Pós- Graduação em História do Brasil, 2010.

VIANA, Débora Silva. Entre o concreto e o etéreo: trabalho e memória dos trabalhadores da construção civil em Teresina na década de 1970. – 2013. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, 2010

Publicado

2016-05-01

Como Citar

QUEIROZ LIMA, Rodrigo Marley; QUEIROZ LIMA, Rodrigo Marley. Dos circuitos do fogo à cidade dos sonhos: A trajetória de Francisco Alcides Nascimento nas pesquisas sobre a cidade de Teresina. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 1, p. 351–361, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p351. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2022. Acesso em: 21 nov. 2024.