Entre o despertar da força e a fúria do dragão: culturas nerds, identidades e subjetividades juvenis em Picos-PI entre as décadas de 1990 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p178Palavras-chave:
História, Subjetividades, Tempo Presente, Nerds., IdentidadesResumo
Este artigo tem como objetivo historicizar o universo nerd como um vetor para a produção de identidades, bem como de sensibilidades no espaço da microrregião de Picos, através do alcance de canais de TV, celulares, smartphones e computadores conectados à Internet. Nesse sentido, o objeto do estudo envereda-se pelas teias discursivas de sujeitos que circulam pelos espaços físicos e virtuais da cidade de Picos, ambicionando com isso produzir uma história do tempo presente, referenciada por autores tais como Félix Guattari, Suely Rolnik, Donna Haraway, Massimo Canevacci e Stuart Hall. Apresentam-se como sujeitos a serem pesquisados aqueles que arrogam para si a nomeação de nerds, fazendo levantamento de dados orais.
Downloads
Referências
Entrevistas
CAVALCANTE, Ricardo Fernando. Entrevista concedida a Francisco Adriano Leal Macêdo. Picos, 2015.
CHAGAS, Marcos Paulo das. Entrevista concedida a Francisco Adriano Leal Macêdo. Picos, 2015. Picos, 2015.
Bibliografia:
CARDOSO, Ciro Flamarion. História e paradigmas rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.) Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 01-23.
CARVALHO, Eric de. A vingança dos nerds: ritos performáticos como dinâmica social de culto a produtos midiáticos. In: BARROS, Lana Mendes de (Org.). Discursos Midiáticos: representações e apropriações culturais. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.
CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. v. I. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Tradução de Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.
GOMES, Paula Cabral. O papel da identidade no encontro da cultura com a tecnologia: um estudo sobre o site Omelete e seus projetos. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HUNT, Lynn. Apresentação – História, cultura e texto. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 01-29.
LEÃO, Lúcia. Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.