Entre o despertar da força e a fúria do dragão: culturas nerds, identidades e subjetividades juvenis em Picos-PI entre as décadas de 1990 e 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p178

Palavras-chave:

História, Subjetividades, Tempo Presente, Nerds., Identidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo historicizar o universo nerd como um vetor para a produção de identidades, bem como de sensibilidades no espaço da microrregião de Picos, através do alcance de canais de TV, celulares, smartphones e computadores conectados à Internet. Nesse sentido, o objeto do estudo envereda-se pelas teias discursivas de sujeitos que circulam pelos espaços físicos e virtuais da cidade de Picos, ambicionando com isso produzir uma história do tempo presente, referenciada por autores tais como Félix Guattari, Suely Rolnik, Donna Haraway, Massimo Canevacci e Stuart Hall. Apresentam-se como sujeitos a serem pesquisados aqueles que arrogam para si a nomeação de nerds, fazendo levantamento de dados orais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará, mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí, Licenciado em História pela Universidade Estadual do Piauí. Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e coordenador do curso de História. Membro do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq). E-mail: fabioleobrito@hotmail.com.

Francisco Adriano Leal Macedo, Universidade Federal do Piauí

Graduando em História na Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Membro do GT "História, Cultura e Subjetividade". Bolsista de Iniciação Científica Voluntária na Universidade Federal do Piauí. E-mail: adrianocpf@hotmail.com.

Referências

Entrevistas

CAVALCANTE, Ricardo Fernando. Entrevista concedida a Francisco Adriano Leal Macêdo. Picos, 2015.

CHAGAS, Marcos Paulo das. Entrevista concedida a Francisco Adriano Leal Macêdo. Picos, 2015. Picos, 2015.

Bibliografia:

CARDOSO, Ciro Flamarion. História e paradigmas rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.) Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 01-23.

CARVALHO, Eric de. A vingança dos nerds: ritos performáticos como dinâmica social de culto a produtos midiáticos. In: BARROS, Lana Mendes de (Org.). Discursos Midiáticos: representações e apropriações culturais. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. v. I. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.

CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Tradução de Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.

GOMES, Paula Cabral. O papel da identidade no encontro da cultura com a tecnologia: um estudo sobre o site Omelete e seus projetos. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

HUNT, Lynn. Apresentação – História, cultura e texto. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 01-29.

LEÃO, Lúcia. Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2004.

Publicado

2016-05-01

Como Citar

BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco; MACEDO, Francisco Adriano Leal. Entre o despertar da força e a fúria do dragão: culturas nerds, identidades e subjetividades juvenis em Picos-PI entre as décadas de 1990 e 2010. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 1, p. 178–193, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p178. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1879. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático