HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA a chegada do “progresso” em Moju/ PA (Década de 1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p113

Palavras-chave:

Moju, Projetos agroindustriais., Amazônia, desenvolvimento, conflitos

Resumo

Este artigo tem por finalidade mostrar algumas transformações ocorridas em Moju, um município da Amazônia no inicio da década de 1980, quando a região foi ‘tomada’ pela chegada de diversos projetos agroindustriais pautados nos ideais desenvolvimentistas dos militares. Tais mudanças foram de grandes impactos para os moradores do município, onde ainda hoje tem em suas memórias esse difícil período da história. As diversas conectividades que o município começa a ter com expansão capitalista são destacadas como: a imigração japonesa, a opção rodoviarista, a instalação dos grandes projetos e a presença seletiva do Estado. Isso tudo discutido a partir da fala de lideranças camponesas na região.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano de Oliveira Bringel, Universidade do Estado do Pará

Geógrafo. Mestre em Agriculturas Amazônicas – UFPA e Doutor em Geografia - UFPE. Docente do Curso de Geografia da UEPA e Coordenador do Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia – GPTECA/UEPA e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Campesinato – LEPEC/UFPE

Elias Diniz Sacramento, Universidade Federal do Pará

Elias Diniz Sacramento - Doutorando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará- Professor de História da mesma universidade do Campus de Cametá.

Referências

BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Organizadora). Fontes históricas. 2ª. Ed.. São Paulo: Contexto, 2010.

GUIMARAES NETO, Regina Beatriz. Cidades da mineração, memória e práticas culturais: Mato Grosso na primeira metade do século XX. Cuiabá, MT: Carlini & Caniato: ed. UFMT, 2006.

FLAVIO PINTO, Lúcio. Tucuruí: a barragem da Ditadura (Edição Jornal Pessoal). Belém: Edição do autor, setembro de 2010.

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky, Estado, Bandidos e Heróis: Utopia e Luta na Amazônia. Belém – PA. Ed. CEJUP, 1997.

MARTINS, José de Souza. A Vida Privada nas áreas de expansão da sociedade brasileira, “História da vida privada nas áreas de expansão da sociedade brasileira”. IN: Novaes, FERNANDO A. (Org.) História da Vida Privada no Brasil. São Paulo. Companhia das Letras, 1998.

MONTENEGRO, Antônio Torres. História oral e interdisciplinaridade: a invenção do olhar (História oral e questões metodológicas). In: SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: Unicamp, 1997.

PETIT, Pere. Chão de promessas: elites políticas transformações econômicas no estado do Pará pós – 1964. Belém: Paka-Tatu, 2003.

RICCI, Magda. Um morto, muitas mortes: a imolação de Lobo de Souza e as narrativas da eclosão cabana. In: NEVES, Fernando Artur de Freitas & PINTO LIMA, Maria Roseane Correa. Faces da história da Amazônia. Belém: Editora Paka-Tatu, 2006.

SACRAMENTO, Elias Diniz. As almas da terra: a violência no campo mojuense. Belém: Editora Açaí, 2012.

SAUER, Sérgio. Violação dos direitos humanos na Amazônia: conflito e violência na fronteira paraense. Goiânia: CPT; Rio de Janeiro: Justiça Global: Terra de Direitos, 2005.

SCHMINK & WOOD, Marianne & Charles H. Conflitos sociais e a formação da Amazônia [tradução de Noemi Myiasaka Porro e Raimundo Moura]. Belém: Ed. UFPA, 2012.

Publicado

2016-05-30

Como Citar

BRINGEL, Fabiano de Oliveira; SACRAMENTO, Elias Diniz. HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA a chegada do “progresso” em Moju/ PA (Década de 1980). Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 113–141, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p113. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1878. Acesso em: 26 abr. 2024.