A evolução do método: memória das pesquisas experimental e aplicada nos estudos brasileiros de jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p41Palavras-chave:
Jornalismo, Pesquisa experimental, Pesquisa aplicada, Metodologia de pesquisa, Análise de conteúdoResumo
Neste artigo estudamos, a partir da Análise de Conteúdo, os anais dos quatro principais eventos de comunicação brasileiros. Buscamos conhecer o perfil das produções sobre recepção, audiência, metodologia de pesquisa, pesquisa aplicada e pesquisa experimental e, a partir desta sistematização, traçamos uma memória dos estudos realizados, tentando estalebecer causalidades e relações entre os perfis de produção dos quinquênios 2000-2004; 2005-2009 e 2010-2014. Entre os resultados principais destacamos a complexificação do olhar sobre a audiência nos estudos de recepção e busca constante pela apresentação da relevância dos estudos que trabalham com pesquisa aplicada e experimental.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Elyenay. Etnografia da Recepção: que contribuição esse recurso metodológico pode dar aos estudos sobre a recepção? XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1979.
BRAGA, Adriana; GASTALDO, Édison. O Legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Anais... 2009.
CABRERA GONZÁLEZ, Maria Angeles. La metodología experimental en el estudio del tratamiento visual del la información periodística. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Bernardo do Campo, 2008.
CASTRO, Paulo César. Jornalismo participativo e midiatização da recepção: A domesticação dos leitores na seção "Eu-repórter" do Globo Online. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro, 2011.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Notas para um estado da arte sobre os estudos brasileiros de recepção dos anos 90. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Anais... 2003.
FIGARO, Roseli. O desafio metodológico nas pesquisas de recepção. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre, 2004.
FRANCISCATO, Carlos. Considerações metodológicas sobre a pesquisa aplicada em jornalismo. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Porto Alegre, 2006.
_____. Jornalismo e inovação: aproximações conceituais entre academia e setor produtivo. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Bernardo do Campo, 2008.
_____. O modelo de desenvolvimento tecnológico no UOL Bolsa Pesquisa e seu potencial para pensar a pesquisa aplicada em jornalismo. 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro, 2011.
FREIRE, Marcelo. Análise de Recepção em reportagens webjornalísticas: abordagens metodológicas. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Aracaju, 2007.
GUERRA, Josenildo. Monitoramento de Cobertura e Produção Experimental Monitorada: pesquisa aplicada voltada para a qualificação de produtos e processos jornalísticos. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Aracaju, 2007.
HERSCOVITZ, Heloisa G. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia. (Orgs.). Metodologia da pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 123-142.
LAMBLE, Stephen. Documenting the methodology of journalism. Australian Journalism Review. Vol 26, Num 01, 2004. p. 85-106.
LOPES, Maria Immacolata V. Uma agenda metodológica para a recepção transmidiática da ficção televisiva. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Anais... 2011.
MACHADO, Elias. Metodologias de Pesquisa em Jornalismo: uma revisão histórica e perspectivas para a produção de manuais de orientação. Brazilian Journalism Research. Vol 06, Num 01, 2010.
_____. Pesquisa aplicada ao desenvolvimento. Observatório da imprensa. Edição 324, 11 de abril de 2005.
_____; SANT'ANA, Jéssica. Limitações metodológicas na pesquisa em Jornalismo: Um estudo dos trabalhos apresentados no GT de Jornalismo da COMPÓS (2000-2010). Revista Pauta Geral: Estudos de Jornalismo. Vol 1, num 01, 2014. p. 29-45.
_____; _____. Limitações metodológicas na pesquisa em Jornalismo: Um estudo dos trabalhos apresentados no GT de Jornalismo da (COMPÓS, 2000-2005). 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Curitiba, 2012.
_____; ROSA, Tainara Silva. Metodologias de Pesquisa Aplicadas ao Jornalismo: Um estudo dos manuais de referência (1970-2007). XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu, 2014.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.
MEDITSCH, Eduardo. A Compreensão da mensagem no radiojornalismo : uma abordagem cognitiva. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte, 2003.
_____. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir. Florianópolis : Insular, 2012.
PAULINO, Roseli Figaro. Estudo de Recepção e Ergologia: novos desafios teórico-metodológicos. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília, 2006.
QUADROS, Mirian. R. de ; ASSMANN, Gabriela; LOPEZ, Debora. C. A análise de conteúdo nas pesquisas em comunicação: aplicações e derivações. In BARICHELLO, Eugenia; RUBLESCKI, Anelise (Orgs). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Facos/UFSM: Santa Maria, 2014.
SCHRAMM, Luanda. Comunidades interpretativas e estudos de recepção: Das utilidades e inconveniências de um conceito. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Anais... 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.