Foreword: Dossier Media innovation in Ibero-America: looking to the future

Autores

  • Ana Cecilia Bisso Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Marta Moreira Flores NOVA, Portugal
  • María Isabel Villa EADFIT University

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4ed_en

Palavras-chave:

inovação, comunicação

Resumo

Identificar, caracterizar e refletir criticamente sobre os processos inovadores da comunicação, da mídia e do jornalismo são os pontos centrais da edição temática de Inovação em mídia da Revista Observatório. O dossiê apresenta uma curadoria de quatro artigos que exploram os cenários no Brasil e na Colômbia com destaque para inovações nos campos prático, acadêmico, social e econômico, onde são mostradas novas formas de aprendizagem mediadas por tecnologias, a criação de modelos de negócios e expansão transmídia de conteúdos, produtos ou serviços para ambientes multiplataforma. Como é imprescindível, a crise sanitária surge como um contexto atípico e de pano de fundo para algumas das discussões propostas.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Cecilia Bisso Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora. Coordenadora acadêmica do IDEAR -Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS. Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. E-mail: ana.nunes@pucrs.br

Ana Marta Moreira Flores, NOVA, Portugal

Doutora. Professora da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. E-mail: amflores@fcsh.unl.pt.

María Isabel Villa, EADFIT University

Doctor. Coordinator of the Master in Transmedia Communication. School of Humanities, EADFIT University. mvilla@eafit.edu.co.

Referências

Caulier-grice, J., Mulgan, G., & Murray, R. (2010). The open book of social innovations. Social innovator series: ways to design, develop and grow social innovations. The Young Foundation, 30(8), 224. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.0030166

Domanski, D., Monge, N., Quitiaquez, G., Rocha, D. (Eds). (2016). Innovación social en Latinoamérica. Bogotá, Corporación Universitaria Minuto de Dios. Parque Científico de Innovación Social.

García-Avilés, J. A., Carvajal-Prieto, M., Arias, F., & De Lara-González, A. (2019). How journalists innovate in the newsroom. Proposing a model of the diffusion of innovations in media outlets. The Journal of Media Innovations, 5(1), 1-16. https://w3prod-ojs01.uio.no/index.php/TJMI/article/view/3968.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

NUNES, Ana Cecilia Bisso; FLORES, Ana Marta Moreira; VILLA, María Isabel. Foreword: Dossier Media innovation in Ibero-America: looking to the future. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. ed_en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4ed_en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/14150. Acesso em: 10 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.