Foreword: Dossier Media innovation in Ibero-America: looking to the future

Autores

  • Ana Cecilia Bisso Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Marta Moreira Flores NOVA, Portugal
  • María Isabel Villa EADFIT University

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4ed_en

Palavras-chave:

inovação, comunicação

Resumo

Identificar, caracterizar e refletir criticamente sobre os processos inovadores da comunicação, da mídia e do jornalismo são os pontos centrais da edição temática de Inovação em mídia da Revista Observatório. O dossiê apresenta uma curadoria de quatro artigos que exploram os cenários no Brasil e na Colômbia com destaque para inovações nos campos prático, acadêmico, social e econômico, onde são mostradas novas formas de aprendizagem mediadas por tecnologias, a criação de modelos de negócios e expansão transmídia de conteúdos, produtos ou serviços para ambientes multiplataforma. Como é imprescindível, a crise sanitária surge como um contexto atípico e de pano de fundo para algumas das discussões propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecilia Bisso Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora. Coordenadora acadêmica do IDEAR -Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS. Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. E-mail: ana.nunes@pucrs.br

Ana Marta Moreira Flores, NOVA, Portugal

Doutora. Professora da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. E-mail: amflores@fcsh.unl.pt.

María Isabel Villa, EADFIT University

Doctor. Coordinator of the Master in Transmedia Communication. School of Humanities, EADFIT University. mvilla@eafit.edu.co.

Referências

Caulier-grice, J., Mulgan, G., & Murray, R. (2010). The open book of social innovations. Social innovator series: ways to design, develop and grow social innovations. The Young Foundation, 30(8), 224. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.0030166

Domanski, D., Monge, N., Quitiaquez, G., Rocha, D. (Eds). (2016). Innovación social en Latinoamérica. Bogotá, Corporación Universitaria Minuto de Dios. Parque Científico de Innovación Social.

García-Avilés, J. A., Carvajal-Prieto, M., Arias, F., & De Lara-González, A. (2019). How journalists innovate in the newsroom. Proposing a model of the diffusion of innovations in media outlets. The Journal of Media Innovations, 5(1), 1-16. https://w3prod-ojs01.uio.no/index.php/TJMI/article/view/3968.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

NUNES, Ana Cecilia Bisso; FLORES, Ana Marta Moreira; VILLA, María Isabel. Foreword: Dossier Media innovation in Ibero-America: looking to the future. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. ed_en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4ed_en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/14150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.