REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE CIVIL QUANTO À PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

  • Karla Barbosa Klein Universidade Federal do Tocantins
  • Tatyane Alves das Neves Mendes Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a4pt

Palavras-chave:

Representação Social; Participação; Sociedade Civil; Conselho Universitário.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais presentes nos discursos de representantes da sociedade civil no tangente à participação de tal categoria no Conselho Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A análise dos dados ocorreu por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, construído através das expressões-chave e suas correspondentes ideias centrais e ancoragens. Da análise surgiram representações que a participação em conselhos é uma oportunidade de propor demandas que auxiliem a sociedade, bem como que muitos participantes não se dedicam, não são assíduos às reuniões, evidenciou-se o pouco preparo de alguns para participar e que há conselhos que nem sempre funcionam na prática. Identificou-se representações sobre a importância da UFT e de se ter bom preparo para participar das reuniões do Conselho Universitário, oportunidade de levar pautas da sociedade para a Universidade, de conhecer a UFT, bem como de auxiliar na tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Barbosa Klein, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (2016 - ); Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (2013); Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2008) e Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Católica do Tocantins (2010). Possui experiência em Psicologia Organizacional com ênfase em orientação profissional, processos de trabalho e saúde do trabalhador. Interesse em atuar nas áreas de ensino, pesquisas e extensão que compreendam meu campo de atuação. Atualmente ocupa o cargo de Psicóloga Organizacional da Universidade Federal do Tocantins campus Palmas e participa do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - NUDER/UFT. Possui experiência e interesse em pesquisas relacionadas à educação superior. Interessa-se em estudos que abordem os seguintes temas: qualidade de vida no trabalho, bem-estar, saúde do trabalhador e saúde mental, tendo como campo empírico, o ensino superior. Desenvolve estudos abordando as áreas do conhecimento que se relacionam com a psicologia e o desenvolvimento regional.

Tatyane Alves das Neves Mendes Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Administração Pública – Profiap UFT. Graduação em Letras - Português e Inglês pela Fundação UNIRG (2006). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade ITOP (2009). Atualmente, é servidora técnica-administrativa da Universidade Federal do Tocantins, onde exerce as suas atividades no cargo de Redatora.

Referências

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S.; OLIVEIRA, D. C. (Orgs.), Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Editora AB, 1998.

BARROSO, J. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Revista Educação e Sociedade, pp. 725-751. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v26n92/v26n92a02.pdf>. Acesso em 18 fev. 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Lei n. 9.393, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Brasília, 1996.

BRASIL. Universidade Federal do Tocantins. Site Oficial. Institucional. Disponível em: < https://docs.uft.edu.br/share/s/QXprXOUZRTSGliGRE6E3OQ> Acesso em: 20 set.. 2018.

BRASIL. Universidade Federal do Tocantins. Site Oficial. Institucional. Disponível em < https://ww2.uft.edu.br/index.php/consuni> Acesso em: 15 jan. 2019.

CARVALHO, R. F. de. Limites, possibilidades e desafios no processo de gestão e participação das IFES/UFT. Avaliação (Campinas; Sorocaba), pp. 351-372.2013.

CHAUÍ, Marilena. A Universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: Anped/Autores Associados, n. 24, p. 5-15, set/dez 2003.

CHENOW, Robert. Empreendedorismo na Educação Superior Americana. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Org.). Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.


DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, M. E.; LONGHI, M. S. Expansão na Educação Superior e Universidades Comunitárias: políticas públicas Brasileiras e desafios para a gestão. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio9/IX-1163.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2018.

FRANCO, M. E.; MOROSINI, M. C. (Org.). Qualidade da Educação Superior: dimensões e indicadores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/qualidadedaeducacaosuperior4.pdf >. Acesso em: 02 mar. 2018.

GUARESCHI, P.A., JOVCHELOVITCH, S. (orgs.). 2010. Textos em representações sociais, 11 ed., Vozes, Petrópolis, RJ, 328 pp.

JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org). As Representações Sociais, Eduerj, RJ, p. 17-44, 2001.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Pesquisa de Representação Social. Brasília: Liber Livro, 2010.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Pesquisa de Representação Social: um enfoque qualiquantitativo. 2 ed. Liber Livro, Brasília, 2012. 224 p.

MENDONÇA, E. F. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, pp. 84-108, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n75/22n75a07.pdf. Acesso em: 05 mar. 2018.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia social, tradução de Pedrinho A. Guareschi, 9 ed., Vozes, Petrópolis, RJ, 408 p, 2011.

POZ, M. E. D. Gestão universitária: insumos para uma discussão. In: Eccos Revista Científica. UNINOVE, São Paulo; n.1, v.5, p.115-130, jun. 2003.

ROSA, E. Z.; ANDRIANI, A. G. P. Psicologia sócio-histórica: Uma tentativa de sistematização epistemológica e metodológica. In: KAHHALE. M. P. (Org.) A diversidade da Psicologia: Uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, B. S. Renovar a Teoria Crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

________. Reinventar a Democracia. 2. ed. Lisboa: Gradiva Publicações, 2002.

SPINK, M.J.P., MEDRADO, B. Produção de sentido no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise de práticas discursivas. In: SPINK, M.J. (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, RJ, 2013, p. 22-41.

SPINK, M. J. Psicologia Social e Saúde: Práticas, saberes e sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

UFT. Estatuto da Universidade Federal do Tocantins. Palmas: UFT, 2015. Disponível em: <www.uft.edu.br>. Acesso em 05 de fev. 2018.
VIEIRA, E. Democracia e Política Social. São Paulo: Cortez: Autores Associados, Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 49, 1992, p. 9-14.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

BARBOSA KLEIN, Karla; ALVES DAS NEVES MENDES RODRIGUES, Tatyane. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE CIVIL QUANTO À PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a4pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a4pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13966. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)