2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt

Palavras-chave:

Educação online, Comunicação, Crianças, Alfabetização, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende compartilhar pesquisa sobre a adaptação da escola às telas no cenário pandêmico de 2020 para promover reflexões sobre educação online para crianças em fase de alfabetização. Através de pesquisa-ação realizada pelo LabGim, acompanhou-se a experiência de uma escola privada de Porto Alegre, com crianças em fase de alfabetização, no período de 26 de março a 15 de maio de 2020, sobre a qual pretende-se apresentar as análises deste cenário. Com ênfase na identificação de duas problematizações (I e II) acerca da mediação por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas, foram realizadas coletas e análises de dados em três diferentes dimensões comunicacionais (emissor, mensagem e receptor), todas elas servindo de base para a ação exercida diretamente com a equipe pedagógica da escola. Como resultado principal, identificamos três temporadas distintas na adaptação da escola e das crianças naquele período (Primeira Temporada PT, Temporada de Transição TT e Segunda Temporada ST), evidenciando as condições essenciais da educação online para crianças desta faixa etária e deste ano escolar pela possibilidade de configuração de estratégias comunicacionais de mediação online promotoras de experiências de estar junto virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson dos Santos Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social (PUCRS). Mestre em Saúde Coletiva (UFRGS). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo (UFSM). Pós-graduado em Comunicação em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e Unisinos. Integrante do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias - LabGim. Integrante do Grupo de Pesquisa Infâncias, Comunicação e Imaginários (CNPq).  

Patrícia Ruas Dias, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Relações Públicas. Doutoranda em Comunicação Social (Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos/ PUCRS). Bolsista CAPES Prosuc. Integrante do Grupo Infâncias, Comunicação e Imaginários (CNPq). Integrante do LabGim (Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias).

Referências

AXT, Margarete. Tecnologia na Educação, Tecnologia para a Educação: um texto em construção. Revista Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 51-62, 2000. DOI: <https://doi.org/10.22456/1982-1654.6392>. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6392>. Acesso em: 30/05/2021.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, v.1. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l93 94.htm>. Acesso em: 02/06/2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05/2020, de 28 abr. 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&al ias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10/06/2021.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. Representação de Escola e Trajetória Escolar. Psicologia USP, São Paulo, v.8 n.1, p. 91-111, 1997. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641997000100006>. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100006>. Acesso em: 30/05/2021.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Apr. 2002. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003>. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782002000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02/06/2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03 /organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus>. Acesso em: 03/06/2021.

PERAYA, D. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAPOPORT, Andrea, et al. Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Educação, v. 31, n. 3, 27 nov. 2008.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, 10, 2009. Actas [...]. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 5658-5671.

SCARTON, Suzy; KANNENBERG, Vanessa. Governo anuncia suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira (19/3). Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 16 mar. 2020. [Seção] Executivo. Disponível em: <https://www.estado.rs.gov.br/governo-anuncia-suspensao-das-aulas-da-rede-estadual-a-partir-da-quinta-feira-19-3>. Acesso em: 1º/06/2021.

UNESCO rallies international organizations, civil society and private sector partners in a broad Coalition to ensure #LearningNeverStops. UNESCO, Paris. 26 mar. 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/news/unesco-rallies-international-organizations-civil-society-and-pr ivate-sector-partners-broad>. Acesso em: 30/05/2021.

VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação a distância. São Paulo: Summus, 2011.

VAN TRIER, W. E. La recherche-action. Déviance et société, v. 4 - n. 2. p. 179-193, 1980. DOI: <https://doi.org/10.3406/ds.1980.1758> Disponível em: <https://www.persee.fr/doc/ds_0378-7931_1980_num_4_2_1758>. Acesso em: 10/06/2021.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

TONIN, Juliana; DOS SANTOS MACHADO, Anderson; RUAS DIAS, Patrícia. 2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a8pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732. Acesso em: 19 nov. 2024.