2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8ptPalavras-chave:
Educação online, Comunicação, Crianças, Alfabetização, PandemiaResumo
Este artigo pretende compartilhar pesquisa sobre a adaptação da escola às telas no cenário pandêmico de 2020 para promover reflexões sobre educação online para crianças em fase de alfabetização. Através de pesquisa-ação realizada pelo LabGim, acompanhou-se a experiência de uma escola privada de Porto Alegre, com crianças em fase de alfabetização, no período de 26 de março a 15 de maio de 2020, sobre a qual pretende-se apresentar as análises deste cenário. Com ênfase na identificação de duas problematizações (I e II) acerca da mediação por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas, foram realizadas coletas e análises de dados em três diferentes dimensões comunicacionais (emissor, mensagem e receptor), todas elas servindo de base para a ação exercida diretamente com a equipe pedagógica da escola. Como resultado principal, identificamos três temporadas distintas na adaptação da escola e das crianças naquele período (Primeira Temporada PT, Temporada de Transição TT e Segunda Temporada ST), evidenciando as condições essenciais da educação online para crianças desta faixa etária e deste ano escolar pela possibilidade de configuração de estratégias comunicacionais de mediação online promotoras de experiências de estar junto virtual.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, v.1. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l93 94.htm>. Acesso em: 02/06/2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05/2020, de 28 abr. 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&al ias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10/06/2021.
CRUZ, Silvia Helena Vieira. Representação de Escola e Trajetória Escolar. Psicologia USP, São Paulo, v.8 n.1, p. 91-111, 1997. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641997000100006>. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100006>. Acesso em: 30/05/2021.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Apr. 2002. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003>. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782002000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02/06/2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03 /organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus>. Acesso em: 03/06/2021.
PERAYA, D. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
RAPOPORT, Andrea, et al. Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Educação, v. 31, n. 3, 27 nov. 2008.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, 10, 2009. Actas [...]. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 5658-5671.
SCARTON, Suzy; KANNENBERG, Vanessa. Governo anuncia suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira (19/3). Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 16 mar. 2020. [Seção] Executivo. Disponível em: <https://www.estado.rs.gov.br/governo-anuncia-suspensao-das-aulas-da-rede-estadual-a-partir-da-quinta-feira-19-3>. Acesso em: 1º/06/2021.
UNESCO rallies international organizations, civil society and private sector partners in a broad Coalition to ensure #LearningNeverStops. UNESCO, Paris. 26 mar. 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/news/unesco-rallies-international-organizations-civil-society-and-pr ivate-sector-partners-broad>. Acesso em: 30/05/2021.
VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação a distância. São Paulo: Summus, 2011.
VAN TRIER, W. E. La recherche-action. Déviance et société, v. 4 - n. 2. p. 179-193, 1980. DOI: <https://doi.org/10.3406/ds.1980.1758> Disponível em: <https://www.persee.fr/doc/ds_0378-7931_1980_num_4_2_1758>. Acesso em: 10/06/2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Observatório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.