2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt

Palavras-chave:

Educação online, Comunicação, Crianças, Alfabetização, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende compartilhar pesquisa sobre a adaptação da escola às telas no cenário pandêmico de 2020 para promover reflexões sobre educação online para crianças em fase de alfabetização. Através de pesquisa-ação realizada pelo LabGim, acompanhou-se a experiência de uma escola privada de Porto Alegre, com crianças em fase de alfabetização, no período de 26 de março a 15 de maio de 2020, sobre a qual pretende-se apresentar as análises deste cenário. Com ênfase na identificação de duas problematizações (I e II) acerca da mediação por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas, foram realizadas coletas e análises de dados em três diferentes dimensões comunicacionais (emissor, mensagem e receptor), todas elas servindo de base para a ação exercida diretamente com a equipe pedagógica da escola. Como resultado principal, identificamos três temporadas distintas na adaptação da escola e das crianças naquele período (Primeira Temporada PT, Temporada de Transição TT e Segunda Temporada ST), evidenciando as condições essenciais da educação online para crianças desta faixa etária e deste ano escolar pela possibilidade de configuração de estratégias comunicacionais de mediação online promotoras de experiências de estar junto virtual.

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Biografia do Autor

Anderson dos Santos Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social (PUCRS). Mestre em Saúde Coletiva (UFRGS). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo (UFSM). Pós-graduado em Comunicação em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e Unisinos. Integrante do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias - LabGim. Integrante do Grupo de Pesquisa Infâncias, Comunicação e Imaginários (CNPq).  

Patrícia Ruas Dias, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Relações Públicas. Doutoranda em Comunicação Social (Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos/ PUCRS). Bolsista CAPES Prosuc. Integrante do Grupo Infâncias, Comunicação e Imaginários (CNPq). Integrante do LabGim (Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias).

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

TONIN, Juliana; DOS SANTOS MACHADO, Anderson; RUAS DIAS, Patrícia. 2020 NAS TELAS: escola online para crianças em fase de alfabetização. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a8pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a8pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13732. Acesso em: 29 abr. 2024.