COMO UM GRUPO VIRTUAL PARA JORNALISTAS TRANSFORMOU-SE EM UM DIVULGADOR DE DESINFORMAÇÃO NA PARAÍBA

Autores/as

  • Eunice Lins Simões UFPB
  • Mabel Dias Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a6pt

Palabras clave:

Whatsapp, eleições, redes sociais, desinformação Jornalismo

Resumen

O presente artigo pretende fazer um estudo de caso sobre o grupo no Whatsapp denominado "Imprensa PB 2018" (nome fictício), composto por jornalistas e comunicadores,  que difundiu desinformação durante o período da campanha eleitoral no Brasil em 2018, principalmente, relacionado os cargos de presidente da República. O grupo havia sido criado com o objetivo e divulgar links e notícias relacionadas o meio político da Paraíba, mas tornou-se um canal de propagação de fake news e desinformação, que tinha a frente partidários do campo da direita  da extrema direita brasileira. O Whatsapp é um aplicativo de mensagens usado por mais de 120 milhões brasileiros e transformou-se em um meio de divulgação de informações e notícias, de maneira rápida e direta, mas também é através dele que a desinformação tem circulado na Paraíba.

Descargas

Biografía del autor/a

Eunice Lins Simões, UFPB

Professora adjunta do Departamento de Educação do Campo - DEC da Universidade Federal da Paraíba, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginário (UFPB).

Mabel Dias Santos, UFPB

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba, observadora credenciada do Observatório Paraibano de Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ - UFPB), Mestra em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autora do livro A desinformação e a violação aos direitos humanos das mulheres: um estudo de caso do programa Alerta Nacional.

Citas

Valente, Jonas. (2019) "Whatsapp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa" https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-12/whatsapp-e-principal-fonte-de-informacao-do-brasileiro-diz-pesquisa (acessado em 22 de dezembro de 2019)

Ribeiro, Amanda (2019). "Sites de fake news foram os mais populares em grupos de Whatsapp nas eleições". https://www.aosfatos.org/noticias/sites-de-fake-news-foram-os-mais-populares-em-grupos-de-whatsapp-nas-eleicoes/ (acessado em 22 de dezembro de 2019)

Campos Mello, Patrícia. (2018) "Empresários bancam campanha contra o PT pelo Whatsapp". https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml (acessado em 22 de dezembro de 2019)

Gragnani, Juliana (2018) "Eleições 2018: o que o TSE está fazendo para combater mensagens falsas" https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45804824

(acessado em 17 de maio de 2020)

Manual da credibilidade jornalística - PROJOR/UNESP, online, 2018 https://www.manualdacredibilidade.com.br/desinformacao

"TSE diz que kit gay não existiu e proíbe Bolsonaro de disseminar notícia falsa" https://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/tse-diz-que-kit-gay-nao-existiu-e-proibe-bolsonaro-de-disseminar-noticia-falsa/ (acessado em 17 de maio de 2020)

Marinoni, Bruno (2019) Desinformação - ameaça ao direito à comunicação muito além da fake news.

Empoli, Giuliano Da (2020). Os engenheiros do caos. 1° edição. São Paulo. Editora Vestígio

Solano et al (2019) "Secretos y mentiras - Whatsapp y las redes sociales en las elecciones presidenciales de Brasil en 2018" https://www.palermo.edu/Archivos_content/2020/cele/febrero/Secretos-y-mentiras-WhatsApp-y-las-redes-sociales%20.pdf (acessado em 05 de junho de 2020)

Nemer, David (2020). "Eduardo e Flávio Bolsonaro são criadores de grupos de Whatsapp de mentiras contra jornalistas da Folha" https://theintercept.com/2020/02/14/eduardo-flavio-bolsonaro-criadores-whatsapp-mentiras-jornalista/ (acessado em 07 de junho de 2020)

Lefrevre, Flavia (2020). "Enfim a reação do Whatsapp" https://flavialefevre.com.br/pt/enfim-a-reacao-do-whatsapp-eleicoes-2018 (acessado em 07 de junho de 2020)

D'ancona, Mathew (2018). Pós-verdade/Mathew D'ancona; tradução Carlos Szlak - 1 ed. Barueri. Faro Editorial

Martins, Helena (2019). "Desinformação: violação do direito à comunicação e arma contra a democracia". Relatório Direito à Comunicação 2018. Publicado em 2019. Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social - https://intervozes.org.br/arquivos/interliv013dircom8.pdf

Martins, Helena Org (2020). Desinformação: crise pol´ítica e saídas democráticas para as fake news. São Paulo. Veneta, 108 p.

Ireton e Posseti (2019). Jornalismo, Fake News e Desinformação- Manual para Educação e Treinamento - ONU/UNESCO, 2019.

Publicado

2024-11-30

Cómo citar

SIMÕES, Eunice Lins; SANTOS, Mabel Dias. COMO UM GRUPO VIRTUAL PARA JORNALISTAS TRANSFORMOU-SE EM UM DIVULGADOR DE DESINFORMAÇÃO NA PARAÍBA. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 10, n. 1, p. a6, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10760. Acesso em: 1 abr. 2025.