Vol. III nº 3 2017 "Comunicação, Educação e Tecnologias"
[PT]
Chamada de trabalhos
A Revista Observatório está recebendo artigos e resenhas para a edição maio-agosto nº 3 de 2017 (v.3, n.3) até 15 de abril de 2017.
Dossiê: “Comunicação. Educação e Tecnologias”
Editores convidados:
Prof. Dr. José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins, Brasil
Prof. Dr. Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho – Portugal
Profa. Dra. Valdirene Cassia da Silva (Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA e Faculdade Católica do Tocantins - FACTO)
Ementa
O dossiê temático "Comunicação, Educação e Tecnologias" tem como proposta a divulgação das pesquisas que discutem os problemas da interface da educação contemporânea com a comunicação e as tecnologias digitais. Trata-se de resultados da reflexão/pesquisa acadêmica que procuram responder aos novos desafios das transformações que as tecnologias digitais promovem nas relações sociais, nos meios de comunicação e nas práticas educativas.
A proposta se justifica uma vez que a educação e a comunicação se constituem e se complementam como fenômenos socioculturais e vêm sendo altamente impactadas pelas tecnologias digitais, principalmente no que tange aos processos educativos em que os professores são questionados quanto à aplicação das metodologias e os recursos empregados coerentes com os movimentos contemporâneos. Os sujeitos-atores desse processo têm sido desafiados por esse contexto. Pressupondo que a educação é um fenômeno que acontece no sujeito e que a aprendência resultante tem consequências sociais, precisamos, além de compreender, transformar as práticas educativas. Para isso, contamos como aliados a comunicação e suas dinâmicas de linguagens e ferramentas que permitem/possibilitam outras práticas educativas.
Orientações quanto à submissão de artigos ao dossiê
A proposição de Dossiê para a Revista Observatório deve respeitar os seguintes procedimentos:
- Os artigos devem ser inéditos;
- Os artigos deverão ter no máximo 3 autores, sendo necessariamente um doutor;
- Todos os artigos serão submetidos à avaliação, conforme as normas apresentadas pela Revista Observatório.
- Os artigos devem estabelecer “pontes entre disciplinas” buscando, desta forma, estabelecer uma abordagem interdisciplinar, que é o foco e escopo do dossiê.
- O artigo submetido deve ser apresentado em formato e linguagem adequados a uma publicação científica.
- O artigo não deve ser apresentado como um “relatório de pesquisa” deve ter conclusões já amadurecidas, ser conciso e consistente.
- Os artigos devem ter um mínimo de 12 e máximo de 15 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências.
- Somente serão encaminhadas para avaliação as submissões que estiverem de acordo com as normas exigidas pela revista e realizadas através do portal.
- Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol com a finalidade de divulgar estudos e investigações originadas em diversos países e facilitar o acesso aos textos originais.
[EN]
Call for Papers
Revista Observatório is receiving papers and abstracts submissions for the May-August edition (#3) until April, 15th, 2017. More informations can be found on Submissions.
Dossiers: Communication, Education and Technologies
Invited Publishers:
Prof. Dr. José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins, Brasil
Prof. Dr. Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho – Portugal
Profa. Dra. Valdirene Cassia da Silva (Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA e Faculdade Católica do Tocantins - FACTO)
Abstract
The thematic dossier "Communication, Education and Technologies" proposes the dissemination of researches that discuss the problems of the contemporary education interface with communication and digital technologies. These are results of the reflection / academic research which seek to answer the new challenges of the changes that digital technologies promote in social relationships , in the media and in educational practices. The proposal is justified given that education and communication are constituted and complemented as sociocultural phenomenas and have been highly impacted by digital technologies, especially with regard to educational processes in which teachers are asked about the application of methodologies and resources used consistent with contemporary movements.
The subject - actors in this process have been challenged by this context. Assuming that education is a phenomenon that happens in the subject and that the resulting learn has social consequences , we need to, besides understand , transform educational practices.
For this, we have as allies communication and its dynamic languages and tools that allow / enable other educational practices.
Guidance on the submission of the dossier articles
The Dossier proposition for the Magazine "Observatório" must respect the following rules:
- The articles must be original;
- Articles should have a maximum of 3 authors, one has to necessarily be a doctor;
- All items have to be submitted for evaluation as the standards presented by the Magazine "Observatório";
- Articles should establish "bridges between disciplines" seeking , therefore , to establish an interdisciplinary approach , which is the focus and scope of the dossier;
- The submitted article should be presented in a format and language appropriate to a scientific publication;
- The article should not be presented as a "research report", it should have conclusions already mature , be concise and consistent;
- Articles must have a minimum of 12 and maximum of 15 pages, including titles, abstracts , tables, figures , maps and references;
- Only will be forwarded for evaluation submissions that comply with the standards required by the magazine and carried out through the portal;
- Will be accepted articles written in Portuguese , English or Spanish in order to disseminate originated studies and investigations in several countries and facilitate access to the original texts.
[ES]
Convocatoria de artículos
Se hace la apertura de la convocatoria de artículos y recensiones para la edición Mayo a Agosto de 2017 (v.3, n.3) hasta el 15 de abril. Instrucciones en Submissiones.
Dossier: Comunicación, Educación y Tecnologías
Editores invitados
Prof. Doctor José Lauro Martins (Universidade Federal de Tocantins – UFT)
Prof. Doctor Bento Silva (Universidade do Minho/Portugal).
Profª. Doctora Valdirene Cassia da Silva (Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA y Faculdade Católica do Tocantins – FACTO)
Resumen
El dosier temático “Comunicación, Educación y Tecnologías” tiene como propuesta la divulgación de las investigaciones que discuten los problemas de la interfaz de la educación contemporánea con la comunicación y las tecnologías digitales. Se trata de resultados de la reflexión/investigación académica que buscan contestar a los nuevos retos de las transformaciones que las tecnologías digitales promueven en las relaciones sociales, en los medios de comunicación y en las prácticas educativas.
La propuesta se justifica una vez que la educación y la comunicación se constituyen y se complementan cómo fenómenos socioculturales y vienen siendo altamente impactados por las tecnologías digitales, principalmente en lo que atañe a los procesos educativos en que los docentes son cuestionados respecto a la aplicabilidad de las metodologías y los recursos empleados, coherentes con los movimientos contemporáneos. Los sujetos-actores de ese proceso han sido desafiados por ese contexto. Presuponiendo que la educación es un fenómeno que ocurre en el sujeto y que el aprendizaje resultante tiene consecuencias sociales, necesitamos más allá de comprender, transformar las prácticas educativas. Para ello, contamos con aliados la comunicación y sus dinámicas de lenguajes y herramientas que permiten/posibiliten otras prácticas educativas.
Orientaciones respecto a la sumisión de artículos al dosier:
La proposición de Dosier para la Revista Observatório debe respetar los siguientes procedimientos:
- Los artículos deben ser inéditos;
- Los artículos deberán tener en lo máximo 3 autores, siendo necesariamente un doctor;
- Todos los artículos serán sometidos a la evaluación, de acuerdo a las normas presentadas por la Revista Observatório;
- Los artículos deben establecer “puentes entre asignaturas” buscando, de esta forma,
- establecer un abordaje interdisciplinario, que es el enfoque y alcance del dosier.
- El artículo sometido debe ser presentado en formato y lenguaje adecuados a una publicación científica.
- El artículo no debe ser presentado como un “Informe de Investigación”, debe tener conclusiones ya maduras, ser conciso y consistente.
- Los artículos deben tener un mínimo de 12 y máximo de 15 páginas, incluyendo títulos, resúmenes, tablas, figuras, mapas y referencias.
- Solamente serán encaminadas para evaluación las sumisiones que estuvieren de acuerdo a las normas exigidas por la revista y realizadas a través del portal.
- Serán aceptados los artículos escritos en portugués, inglés o español con la finalidad de divulgar estudios e investigaciones originadas en diversos países y facilitar el acceso a los textos originales.