Vol. III nº 1, 2017 - “Mulher e Mídia"

2016-06-11

 

Revista Observatório

[PT]

Chamada de Artigos

A Revista Observatório está recebendo artigos e resenhas para a edição Janeiro-Abril de 2017 (v.3, n.1) até 28 de Fevereiro.

 

Dossiê: Mulher e Mídia

Editoras convidadas:

Dra. Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Dra. Sandra de Souza Machado, professora visitante da Universidade de Brasília (UnB) e Editora do Blog Igualdade – Correio Braziliense.

 

Ementa

As mídias informacionais e publicitárias – cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, outdoors – contribuem  para a formação da opinião pública. Se tais mídias, inseridas no processo de produção da informação e da propaganda, reforçam estereótipos e (más) representações sociais, intensificam a desigualdade e o desequilíbrio entre os gêneros (inclusive, para além do binarismo patriarcal) e evidenciam formas de sexismo, preconceitos e discriminações. Assim, não exercem a responsabilidade social, que é formar cidadãs e cidadãos conscientes e críticos.

É de fundamental importância que os meios de Comunicação Social sejam instrumentos para a propagação e a perpetuação da igualdade entre gêneros, principalmente, para a mudança das atuais representações imagéticas das mulheres. Tais mudanças de paradigmas visam a construção de nações inseridas na vanguarda das sociedades desenvolvidas, que respeitam a dignidade e valorizam a pessoa humana.

O dossiê Mulher e Mídia, nesse sentido, aceitará artigos que versem sobre as representações das mulheres nas mídias, em seus vários produtos, com destaque para as relações de gênero que são construídas e desconstruídas nos meios de comunicação de massa; a desigualdade de poder e a invisibilidade das mulheres nos cargos de poder da indústria midiática.   Também será dada prioridade aos artigos que destaquem a atuação dos movimentos de mulheres, feministas, para a construção da igualdade de gênero nos meios de comunicação, bem como a construção de ferramentas para o controle social dos mass media.

 

 

[EN]

Call for papers

The January-April 2017 issue (v.3, n.1) is open for submission of articles and reviews until February 28th. 

 

Dossier Women and Media
Deadline for submission:


Guest Editors: Dr. Cynthia Mara Miranda (Professor at the Federal University of Tocantins - UFT) and Dr. Sandra de Souza Machado (Visiting Professor at the University of Brasilia (UnB) and Editor/Writer at Blog da Igualdade – Correio Braziliense)

 

Summary

Information (Print/Broadcast/Digital) and Advertising media – cinema, television, radio, the internet, newspapers, magazines, books, pamphlets, posters, billboards – contribute to shape and form public opinion. By performing active roles within the information and advertising production processes, these media have been reinforcing and perpetuating stereotypes and social misrepresentations, over decades, as well as intensifying inequality and imbalance among genders (beyond the patriarchal binarism).

Above all, mass media have been shaping social and cultural sexism, prejudice and discrimination against human diversities. Therefore, societies around the globe, especially in developing countries like Brazil, are still dealing with the urge for critical and educational approaches aiming social responsibility and awareness.

It is vital now for social communication media to become instruments for change and for the dissemination of ideas which will work for gender equality and diversity awareness. Mainly, to modify current imagetic (mis) representations of women. Such paradigm shifts should work for the insertion in the forefront of developed societies. Those which respect, value and dignify the human being.

The dossier Women and Media, in this regard, will review and publish articles that deal with the representations of women in media in its various products. Especially, those in which gender relations are constructed and deconstructed within mass media; inequality of power and/or the invisibility of women in positions of power within mass media industry. Priority will be given to articles that highlight the work of feminist movements in order to build gender equality in media, as well as their efforts to create tools for the social control of mass media.

 

 

[ES]

Convocatoria de artículos

Se hace la apertura de la convocatoria de artículos y recensiones para la edición Janeiro a April de 2017 (v.3, n.1) hasta el 28 de fevereiro.

 

Dosier Las mujeres y los medios de comunicación

Editoras: Dra. Cynthia Mara Miranda, profesora en la Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Dra. Sandra de Souza Machado, profesora visitante en la Universidad de Brasília (UnB) e Editora do Blog Igualdade – Correio Braziliense.

 

Resumen

Los medios de comunicación  - cine, televisión, radio, Internet, periódicos, revistas, libros, folletos, carteles, vallas publicitarias - contribuyen para la formación de la opinión pública. Si tales medios, insertados en el proceso de producción de la información y de la publicidad, refuerzan los estereotipos y las (malas) representaciones sociales, intensificando la desigualdad y el desequilibrio entre los géneros (incluso más allá del binario patriarcal) y muestran las formas de sexismo, los prejuicios y la discriminación. Por lo tanto, no ejercen la responsabilidad social, que es la formación de ciudadanos y ciudadanos conscientes y críticos.

Es de vital importancia que los medios de comunicación social sean instrumentos para la propagación y perpetuación de la igualdad de género, principalmente para el cambio de las actuales representaciones imaginistas de las mujeres. Tales cambios de paradigma son destinadas a la construcción naciones insertadas en la vanguardia de las sociedades desarrolladas que respeten la dignidad y el valor de la persona humana.

El dosier Mujeres y medios de comunicación, en ese contexto, aceptará artículos que tienen que ver con las representaciones de las mujeres en los medios de comunicación, en sus diferentes productos, especialmente las relaciones de género qué se construyen y deconstruyen en los medios de comunicación; la desigualdad de poder y la invisibilidad de las mujeres en posiciones de poder de la industria midiática. También se dará prioridad a los artículos que ponen de relieve el trabajo de los movimientos de mujeres, feministas, para la construcción de la igualdad de género en los medios de comunicación, así como la construcción de herramientas para el control social de los medios de comunicación.