Chamada de artigos: Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização
A Revista Observatório convida pesquisadores a submeterem seus artigos ao dossiê “Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização”, previsto para ser publicado no segundo semestre de 2020.
Prazo de recebimento dos textos: 30.05.2020
Dossiê: Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização
Editores convidados:
Duílio Fabbri Júnior (UFSCar/Unisal)
Fabiano Ormaneze (Unicamp/UniMetrocamp)
A proposta do dossiê é reunir artigos, resultantes de pesquisas finalizadas ou em curso, que abordem a presença das histórias de vida nas diversos gêneros discursivos do campo da Comunicação, com destaque para o jornalismo, o documentário, a comunicação corporativa, a publicidade e a propaganda. Acolhe, assim, estudos que reflitam sobre personagens, ficcionais ou não, buscando compreender os sentidos atribuídos aos sujeitos retratados em tais gêneros.
Pretende-se reunir estudos que utilizem metodologias diversas como a análise do discurso, a análise de conteúdo, a análise semiótica, a análise narrativa, entre outras, preferencialmente em corpus selecionados em produções midiáticas contemporâneas, no Brasil ou no Exterior. Busca-se, por fim, contribuir com as discussões interdisciplinares, entre comunicação, artes, literatura, cinema, estudos da linguagem e ciência sociais.
As histórias de vida vêm, há tempo, sendo defendidas por pesquisadores da área de Comunicação como uma alternativa para os relatos tecnicistas e focados em estatísticas. Dessa maneira, corresponderiam a uma forma de expressão da identidade e produziriam, como efeitos, a humanização e a representatividade. Simultaneamente, defende-se que a utilização dessas histórias, quando retratam a diversidade, seria capaz de quebrar estereótipos. No entanto, questionamo-nos: em que medida a história de vida consegue se desvencilhar dos padrões sociais e dos discursos hegemônicos? De que forma as histórias de vida utilizadas nas narrativas midiáticas representam e promovem a inclusão e a exclusão sociais? Como caracterizar a humanização na mídia na pós-modernidade? O que significa humanizar no contexto da expressão da diversidade e da fluidez contemporânea? De que maneira é possível conceber o humano no discurso jornalístico, publicitário, cinematográfico e literário?
O dossiê, que será publicado em português e inglês, recebe contribuições até o dia 30 de maio, quando o texto em uma das línguas deve ser cadastrado na plataforma da revista. Após a avaliação por pares e seleção das contribuições que vão compor o dossiê, o autor deverá providenciar a versão em língua estrangeira. Os textos devem ser inéditos e ser assinados por pelo menos um doutor.
CALL FOR PAPERS – Dossier: “Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization”
The Observatório magazine invites researchers to submit their papers to the dossier “Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization”, expected to be published in the second half of 2020.
Deadline for receipt of texts: 30.05.2020.
Dossier: Life Stories in communication: from stereotypes to (possibility of) humanization
Invited publishers:
Duílio Fabbri Júnior (UFSCar / Unisal)
Fabiano Ormaneze (Unicamp / UniMetrocamp)
The dossier aims to gather papers, resulting from research projects that are either completed or in progress, addressing the presence of life stories in the various discursive genres of the field of Communication, with an emphasis on journalism, documentary films, corporate communication, advertising, and marketing. It will thus include studies that reflect on characters, whether or not fictional, seeking to comprehend the meanings attributed to the subjects depicted in such genres.
The goal is to gather studies using several methodologies, such as discourse analysis, content analysis, semiotic analysis, narrative analysis, and others, preferably in selected corpora for contemporary media productions, either in Brazil or abroad. It finally aims to contribute towards cross-subject discussions encompassing communication, arts, literature, cinema, language studies, and social sciences.
Life stories have long been advocated by Communication scholars as an alternative to more technical, statistics-based reports. They might thus correspond to a form of identity expression and produce, as their effects, humanization and representativeness. At the same time, it is claimed that using such stories, when they depict diversity, could be capable of breaking stereotypes. However, we ask ourselves: to what extent can a life story detach itself from social standards and hegemonic discourses? How can the life stories used in media narratives represent and promote social inclusion and exclusion? How to characterize media humanization in post-modernity? What does it mean to humanize in the context of expressing diversity and the contemporary fluidity? In what ways is it possible to comprehend the human being in the journalistic, advertising, cinematographic, and literary discourse?
The dossier, which will be published in both Portuguese and English, will accept contributions until May 30, when the text in one of those languages must be registered on the magazine’s platform. Following a peer assessment and selection of the contributions to be part of the dossier, the author must arrange for a foreign language translation. The texts must be all-new and signed by at least one doctor.