CONSUMO DE INFORMAÇÕES POR MULHERES MADURAS

Autores

  • Denise Castilhos de Araujo Universidade Feevale
  • Daniela Muller de Quevedo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2017-4563

Palavras-chave:

Consumo midiático. Mulheres maduras. Informações.

Resumo

Este artigo reflete acerca do consumo midiático realizado por mulheres consideradas maduras. Essa categoria está baseada na definição apresentada pelos DecS (Descritores da Ciência da Saúde), que definem como maduro o indivíduo que esteja na faixa etária de 45-64 anos. Também é importante mencionar que este artigo é fruto de um projeto de pesquisa que objetiva verificar como mulheres maduras da classe “C” consomem, mas não se restringe exclusivamente a ele, pois pretendeu-se verificar, também, como mulheres de outras classes sociais realizam a mesma atividade. Parte-se, então da seguinte problemática: quais mídias as mulheres maduras utilizam para se informarem? O que fazem com essas informações? Como objetivo principal tem-se: verificar os espaços midiáticos utilizados pelas mulheres maduras para se informarem e identificar os usos dessas informações pelo grupo selecionado.

Biografia do Autor

Daniela Muller de Quevedo, Universidade Feevale

Doutora em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente e pesquisadora da Universidade Feevale/RS.

Referências

ALVES, Branca Moreira. PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CANCLINI, Nestor G. El consume cultural en México. México: Grijalbo, 1993.
CHALHOUB, Sidney (2001) Trabalho, Lar e Botequim. O cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. 2.ed. Campinas: Editora da Unicamp.
DE ANTONI, C., MARTINS, C., FERRONATO, M. A. , SIMÕES, A., MAURENTE, V., COSTA, F. & KOLLER, S. H. (2001). Grupo focal: Método qualitativo de pesquisa com adolescentes em situação de risco. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 53(2), 38-53.
DEL PRIORE, Mary. História do cotidiano e da vida privada. In: CARDOSO, Ciro F. Domínios da História. Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.p.259-275
GONÇALVES, Andréa Lisly (2006) História e Gênero. Belo Horizonte: Autentica.
GOLDENBERG, Mirian. Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Rio de Janeiro, Record, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LOPES, Luis C. Percepção e comunicação: mitos e problemas contemporâneos. http://www. Robertexto.com, acesso em 10.10.2012.
MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MATOS, Maria Izilda S. de. Por uma história da mulher. 2 ed. Bauru, SP: Edusc, 2000
MATOS, Marlise (2008) Teorias de gênero ou teorias e gênero? Se e como os estudos de gênero e feministas se transformaram em um campo novo para as ciências. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.16, n.2, mai-ago.
RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. [3. ed.] rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
SCHULER, Maria. Excelência humana nas comunições organizacionais. Estudos, revista semestral do curso de jornalismo e relações públicas da universidade metodista de São Paulo., s/d.
TELLES, Maria (1999) A Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Castilhos de Araujo, D., & Muller de Quevedo, D. (2017). CONSUMO DE INFORMAÇÕES POR MULHERES MADURAS. Espaço E Tempo Midiáticos, 2(2), 188–205. https://doi.org/10.20873/stmmta2017-4563

Edição

Seção

Artigos