FESTIVAL SE RASGUM: PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E PROCESSOS SIMBÓLICOS NO CENÁRIO MUSICAL PARAENSE

Autores

  • Juliana Miranda Universidade da Amazônia (Unama)
  • Manuela do Corral Vieira Universida Federal do Pará (UFPA)
  • Danila Cal Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Festival Se Rasgum; Publicidade; Imaginário Amazônico.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a publicidade e a cena musical paraense, especificamente a partir do Festival Se Rasgum, que ocorre desde 2006 em Belém do Pará. Analisa-se como a publicidade oficial do evento se relaciona com valores simbólicos e as representações sociais paraenses e amazônidas. Como referencial teórico, recorre-se dos conceitos de imagem e imaginário (Loureiro, 1989; Maffesoli, 2001), tradição (Hobsbawn e Ranger, 1997) e processos simbólicos (Pavarino, 2003; Ehrenberg, 2012). O recorte metodológico representou a análise da programação, dos flyers e de imagens de divulgação do Festival no período de 2006 a 2016. Conclui-se que o festival participa da mobilização e alimenta o imaginário paraense e amazônico não apenas do ponto de vista estético-publicitário, mas também por meio da criação e manutenção de audiências que valorizem essa sonoridade regional.

Biografia do Autor

Juliana Miranda, Universidade da Amazônia (Unama)

Publicitária, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia – Unama.

Manuela do Corral Vieira, Universida Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Miranda, J., Vieira, M. do C., & Cal, D. (2017). FESTIVAL SE RASGUM: PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E PROCESSOS SIMBÓLICOS NO CENÁRIO MUSICAL PARAENSE. Espaço E Tempo Midiáticos, 2(1), 18–30. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/midiaticos/article/view/3955