FORMAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE TURISMO: UM ESTUDO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO E SERGIPE

Autores

  • Jaci Câmara Albuquerque IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3007

Palavras-chave:

Educação tecnológica, turismo, IF. Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este artigo aborda a educação superior tecnológica no Brasil, como formação de ensino na área de Hospitalidade e Lazer, na qual fazem parte os cursos de Gestão de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Gestão Desportiva e do Lazer. Tem por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos cursos de Gestão em Turismo na rede federal, contextualizando a educação superior na área de turismo no Brasil. Para tanto realiza uma pesquisa exploratória a partir de levantamento de dados no site dos IF’s de dois cursos ofertados em Recife e Aracajú.  Discute a educação tecnológica não apenas como preparação para o mercado de trabalho, mas um modelo de educação que prepara o aluno para absorver conhecimentos e ter visão crítica do mundo.    Observou-se assim que estes cursos seguem a mesma linha, no que se refere a diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e que o curso foca a questão do planejamento. Suas divergências são percebidas quando o plano mostra que cada curso segue a demanda local ou de mercado.

Referências

ANSARAH, M. Formação e capacitação do profissional em turismo e hotelaria. São Paulo, Aleph, 2002.
ARAÚJO, J. J. & HYPÓLITO, M. Á. (2010). Institutos federais de educação, ciência etecnologia: Inovações e continuidades. Artigo. Disponível em http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT05-6449--Int.pdf
BARDIN. L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão democrática da escola cidadã. In. Ceará. Seduc. Novos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: edições. SEDUC, 2005, p. 27-46.
Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, maio, 2011.
CHISTOPHER, Micheline. A legislação sobre a Educação Tecnológica, no quadro da Educação Profissional brasileira. Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade. 2005.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
Ministério da Educação (2006). Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia. Recuperado em 18 setembro, 2013, de http://www.eafspb.gov.br/cursos/superior/arquivos/catalogo_superior.pdf
MOTA, Cristina Nicolau. ARAGÃO Antônio Roberto Ferreira, (organizadores). Educação Tecnológica: Teoria e Prática do Turismo, da Hospitalidade e do lazer. Expressão gráfica e editora, Fortaleza, 2011.
PAIVA, César Martin. REIS, Bruno Marcio Scarpelli dos Santos, ARAÚJO, Arthur Leite. Competências profissionais de Discentes do Curso de graduação em Turismo: um estudo de uma instituição particular brasileira. Revista TMS. Universidade do Algarve. Portugal, 2005.
Parecer Nº CES/CNE 0146/2002 HTTP://.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0146.pdf
PORTELA, Adélia Luiza Atta. DILZA Maria Andrade. A dimensão pedagógica dagestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, Giácio, Mônica (org.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. Fundo escola. MEC. 2001, p. 119-158.
REGATIIERI, M. & Castro, J. M. (2009). Ensino médio e educação profissional: Desafios da integração. Brasília, DF: UNESCO.
Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as diretrizes curriculares nacionais gerais para a organização e o funcionamentodos cursos superiores de tecnologia. Brasil, DF. Recuperado em 5 outubro, 2012, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior. Projeto Político Pedagógico. Campinas SP, 2004.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Albuquerque, J. C. (2017). FORMAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE TURISMO: UM ESTUDO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO E SERGIPE. Espaço E Tempo Midiáticos, 1(1), 42–58. https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3007

Edição

Seção

Artigos