FORMAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE TURISMO: UM ESTUDO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO E SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3007Palavras-chave:
Educação tecnológica, turismo, IF. Projeto Político PedagógicoResumo
Este artigo aborda a educação superior tecnológica no Brasil, como formação de ensino na área de Hospitalidade e Lazer, na qual fazem parte os cursos de Gestão de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Gestão Desportiva e do Lazer. Tem por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos cursos de Gestão em Turismo na rede federal, contextualizando a educação superior na área de turismo no Brasil. Para tanto realiza uma pesquisa exploratória a partir de levantamento de dados no site dos IF’s de dois cursos ofertados em Recife e Aracajú. Discute a educação tecnológica não apenas como preparação para o mercado de trabalho, mas um modelo de educação que prepara o aluno para absorver conhecimentos e ter visão crítica do mundo. Observou-se assim que estes cursos seguem a mesma linha, no que se refere a diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e que o curso foca a questão do planejamento. Suas divergências são percebidas quando o plano mostra que cada curso segue a demanda local ou de mercado.
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