RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA INTERNET: usos e novas construções contemporâneas para a produção comunicacional sonora

Usos e novas construções contemporâneas para a produção comunicacional sonora

Autores

  • Orlando Maurício de Carvalho Berti UESPI

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2017-2951

Palavras-chave:

comunicação; rádio comunitária;, tecnologia

Resumo

O trabalho reflete sobre rádios comunitárias na Internet, fenômeno crescente no mundo da Comunicação Social brasileira, mas que ainda é pouco explorado na sistematização acadêmica. Tem-se como ponto de partida os usos e as consequências desses processos comunicacionais radiofônicos comunitários via Rede Mundial de Computadores. Discute-se, aborda-se, polemiza-se e teoriza-se acerca do fenômeno. O trabalho tem um percurso metodológico bibliográfico e analítico como principal contribuição a provocação teórica e desafios à Academia para abarcar a temática em seus estudos teóricos e teórico-empíricos.

Referências

CASTRO ESCALANTE, Sonia. Las ondas de la radio y el arte de la radiodifusión. Cochabamba: Verbo Divino, 2007.


COELHO NETO, Armando. Rádio comunitária não é crime: direito de antena: o espectro eletromagnético como um bem difuso. São Paulo: Ícone, 2002.


GHEDINI, Fred. Nas ondas sonoras da comunidade: a luta pelas rádios comunitárias no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, Global, 2009.


KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda: convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.


MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular/UFSC, 2007.


MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES DO BRASIL. Rádio digital. Disponível em: <http://mc.gov.br/radio-digital>. Acesso em: 23.jul.2016.


MOREIRA, Sônia Virgínia. Tecnologia e legislação para o rádio no Século XXI. IN: BIANCO, Nélia R. del; MOREIRA, Sônia Virgínia. Desafios do rádio no século XXI. São Paulo: Intercom; Rio de Janeiro: UERJ, 2001.


PRADO, Emílio. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.


PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.


SPENILLO, Giuseppa. Comunicação comunitária e novas tecnologias: por uma formação profissional em busca da cidadania. IN: COGO, Denise Maria; PERUZZO, Cicília Maria Krohling (Org.). Vozes cidadãs: aspectos teóricos e análises de experiências de comunicação popular e sindical na América Latina. São Paulo: Angellara, 2004.


TORRES, Bruno Araújo. Rádios comunitárias: necessidade de se reinventar. Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.


VIGIL, José Ignácio López. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

de Carvalho Berti, O. M. (2017). RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA INTERNET: usos e novas construções contemporâneas para a produção comunicacional sonora: Usos e novas construções contemporâneas para a produção comunicacional sonora. Espaço E Tempo Midiáticos, 2(2), 226–241. https://doi.org/10.20873/stmmta2017-2951

Edição

Seção

Artigos