CRIANÇA MITÃ’I ͂NA PERSPECTIVA DOS KAIOWÁ E GUARANI DA ATUALIDADE NO TEKOHA TRADICIONAIS EM TE’YIKUE

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2022-5,2-3

Resumo

: O trabalho pretende discutir a concepção da comunidade da Te’yikue sobre a criança Kaiowá
e Guarani das áreas retomadas tradicionais, na atualidade e, por conseguinte, como a instituição escolar
interfere e contribui na forma como as crianças constroem o modo de agir fora do lugar da convivência.
O texto descreve também como se constitui a relação com as outras crianças que não é de sua localidade.
Assim o objetivo é fazer uma análise e reflexão sobre a construção da concepção sobre a criança das
retomadas, a partir disso possibilitar a compreensão da temática indígena para se trabalhar na escola.
Para isso foi realizado campo de pesquisa nas retomadas Ñandeva e Te’yi Juçu, visitando as crianças
em seus familiares, entre os seus parentes e vizinhanças e também nas escolas, a partir da observação
analisando o comportamento, a sua socialização e, a partir disso, delinear saberes indígenas de
resistências, além disso, mostrar a socialização da criança em seu mundo e no mundo dos adultos.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

CRIANÇA MITÃ’I ͂NA PERSPECTIVA DOS KAIOWÁ E GUARANI DA ATUALIDADE NO TEKOHA TRADICIONAIS EM TE’YIKUE. (2022). Espaço E Tempo Midiáticos, 5(2), 43 a 56. https://doi.org/10.20873/stmmta2022-5,2-3