CRIANÇA MITÃ’I ͂NA PERSPECTIVA DOS KAIOWÁ E GUARANI DA ATUALIDADE NO TEKOHA TRADICIONAIS EM TE’YIKUE
DOI:
https://doi.org/10.20873/stmmta2022-5,2-3Resumo
: O trabalho pretende discutir a concepção da comunidade da Te’yikue sobre a criança Kaiowá
e Guarani das áreas retomadas tradicionais, na atualidade e, por conseguinte, como a instituição escolar
interfere e contribui na forma como as crianças constroem o modo de agir fora do lugar da convivência.
O texto descreve também como se constitui a relação com as outras crianças que não é de sua localidade.
Assim o objetivo é fazer uma análise e reflexão sobre a construção da concepção sobre a criança das
retomadas, a partir disso possibilitar a compreensão da temática indígena para se trabalhar na escola.
Para isso foi realizado campo de pesquisa nas retomadas Ñandeva e Te’yi Juçu, visitando as crianças
em seus familiares, entre os seus parentes e vizinhanças e também nas escolas, a partir da observação
analisando o comportamento, a sua socialização e, a partir disso, delinear saberes indígenas de
resistências, além disso, mostrar a socialização da criança em seu mundo e no mundo dos adultos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elemir Soare Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da revista, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, salvo para uso em estudo e pesquisa.