O ensino de Geografia no contexto da educação do campo: mapas mentais e os espaços de vivência.
Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Geografia, mapas mentais.Resumo
Resumo: O presente artigo versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de Geografia no contexto da Educação do Campo. Além disso, buscou-se a partir da criação de mapas mentais compreender a percepção dos alunos acerca do seu espaço de vivencia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira, localizada no Assentamento Renascer no município de Canguçu/RS. Assim a metodologia teve como pressuposto uma abordagem qualitativa. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: Primeiramente uma revisão bibliográfica acerca da Questão agrária, a qual visa compreender a concepção de educação ofertada no espaço rural brasileiro até a conquista da Educação do Campo seguida da analise teórica sobre o ensino de Geografia para essa educação. No segundo momento estabeleceu-se pela pesquisa de campo, onde foi realizado a produção de mapas mentais nas series finais do ensino Fundamental na referida escola vislumbrando a percepção dos alunos com relação ao seu espaço de vivencia.
Referências
ALVES, Rubem. Conversas para que gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1985.
BELTRAME, Sonia Aparecida Branco; CARDOSO, Terezinha Maria; NAWROSKI, Alcione. Educação do campo e práticas pedagógicas. In: MUNARIM, Antônio. Educação do Campo: Políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011, p. 101-122.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. Parecer nº 36 de 2001 e a Resolução nº 01 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394. 6ª Ed. Brasília, 2011.
BRASIL. Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993.
CALAZANS, Julieta. Para compreender a educação do Estado no meio rural. Traços de uma trajetória. In: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria. Educação e escola no Campo. Campinas: Papirus, 1993, p.15-42.
CALDART, Roseli Salete: Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo, Expressão Popular, 2012.
______Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde [online]. Mar./jun. 2009. v.7 n.1, p. 35-64. ISSN 1981-7746
______Caminhos para a transformação da escola: reflexos desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
CALLAI, H. C. Projetos interdisciplinares e a formação do professor de geografia. In. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. OLIVEIRA, A. U.; PONTUSCHKA, N. N. (org.) 4ª Ed. São Paulo, Contexto, 2012.
CHIZZOTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CHRISTÓFFOLI, Pedro Ivan. Produção pedagógica dos movimentos sociais e sindicais. In Molina, Mônica Castagna. Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
DAVID, Cesar O ensino de geografia nas escolas do campo: subsídios para uma prática integradora. In. In. MATOS, Kelma do Socorro Lopes (org). Experiências e Diálogos em Educação do Campo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
______ Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, ano 8, n. 6, p. 14-34, jan./jun. 2005.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. de. Contribuições Para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação nacional para uma educação do campo, 2004.
______ Territórios da Educação do Campo. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte, Autêntica, 2012, p.15-20.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, Antônio. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis, Insular, 2010, p. 19-46.
MANCEBO, Samara. Um retrato em 3x4 da educação pública no Brasil: avanços e retrocessos. In: PAIVA, Angela R; BURGOS, Marcelo B. (org). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Pallas, 2009.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa mental: Recurso didático para o estudo do lugar. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2009. p. 125-131.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1994.
LUCAS, Rosa Elane Antória. Política educacional e educação popular nos assentamentos de reforma agrária: um estudo de caso em escolas de Pedras Altas e Piratini. 2007, 123 p. Dissertação (Mestrado em Política Social). Escola de Serviço Social. Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, 2007.
LUDKE, MENGA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib.; PAGANELLI, Tomoko Lyda.; CACETE, Núria Hanglei. Para aprender e ensinar Geografia 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
______Um olhar para os mapas mentais: os percursos e suas leituras do espaço. In: Albuquerque, Maria Adaliza Martins de.; FERREIRA, Joseane Abílio de Souza. (org). Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.
RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo. Expressão Popular, 2010.
RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SCHERER-WARREN, Ilse. Para uma metodologia de pesquisa dos movimentos sociais e educação no campo. In Molina, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006, p. 117-129.
SILVA, Maria do Socorro. Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006, p. 60-93.
WIZNIEWESKY, Carmen, Rejane Flores. A contribuição da geografia na construção da educação dos sujeitos do campo. In. MATOS, Kelma do Socorro Lopes (org). Experiências e Diálogos em Educação do Campo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).