O ensino de Geografia no contexto da educação do campo: mapas mentais e os espaços de vivência.

Autores

  • Jéssica Moara da Cunha Tessmann Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Tiaraju Salini Duarte Universidade de São Paulo (USP)
  • Liz Cristiane Dias Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Geografia, mapas mentais.

Resumo

Resumo: O presente artigo versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de Geografia no contexto da Educação do Campo. Além disso, buscou-se a partir da criação de mapas mentais compreender a percepção dos alunos acerca do seu espaço de vivencia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira, localizada no Assentamento Renascer no município de Canguçu/RS. Assim a metodologia teve como pressuposto uma abordagem qualitativa. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: Primeiramente uma revisão bibliográfica acerca da Questão agrária, a qual visa compreender a concepção de educação ofertada no espaço rural brasileiro até a conquista da Educação do Campo seguida da analise teórica sobre o ensino de Geografia para essa educação. No segundo momento estabeleceu-se pela pesquisa de campo, onde foi realizado a produção de mapas mentais nas series finais do ensino Fundamental na referida escola vislumbrando a percepção dos alunos com relação ao seu espaço de vivencia.

Biografia do Autor

Jéssica Moara da Cunha Tessmann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Tiaraju Salini Duarte, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP)

Liz Cristiane Dias, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Geografia pela UNESP (Presidente Prudente). Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ALVES, Rubem. Conversas para que gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1985.

BELTRAME, Sonia Aparecida Branco; CARDOSO, Terezinha Maria; NAWROSKI, Alcione. Educação do campo e práticas pedagógicas. In: MUNARIM, Antônio. Educação do Campo: Políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011, p. 101-122.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. Parecer nº 36 de 2001 e a Resolução nº 01 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394. 6ª Ed. Brasília, 2011.

BRASIL. Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993.

CALAZANS, Julieta. Para compreender a educação do Estado no meio rural. Traços de uma trajetória. In: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria. Educação e escola no Campo. Campinas: Papirus, 1993, p.15-42.

CALDART, Roseli Salete: Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo, Expressão Popular, 2012.

______Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde [online]. Mar./jun. 2009. v.7 n.1, p. 35-64. ISSN 1981-7746

______Caminhos para a transformação da escola: reflexos desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

CALLAI, H. C. Projetos interdisciplinares e a formação do professor de geografia. In. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. OLIVEIRA, A. U.; PONTUSCHKA, N. N. (org.) 4ª Ed. São Paulo, Contexto, 2012.

CHIZZOTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CHRISTÓFFOLI, Pedro Ivan. Produção pedagógica dos movimentos sociais e sindicais. In Molina, Mônica Castagna. Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

DAVID, Cesar O ensino de geografia nas escolas do campo: subsídios para uma prática integradora. In. In. MATOS, Kelma do Socorro Lopes (org). Experiências e Diálogos em Educação do Campo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

______ Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, ano 8, n. 6, p. 14-34, jan./jun. 2005.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. de. Contribuições Para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação nacional para uma educação do campo, 2004.

______ Territórios da Educação do Campo. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte, Autêntica, 2012, p.15-20.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, Antônio. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis, Insular, 2010, p. 19-46.

MANCEBO, Samara. Um retrato em 3x4 da educação pública no Brasil: avanços e retrocessos. In: PAIVA, Angela R; BURGOS, Marcelo B. (org). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Pallas, 2009.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa mental: Recurso didático para o estudo do lugar. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2009. p. 125-131.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1994.

LUCAS, Rosa Elane Antória. Política educacional e educação popular nos assentamentos de reforma agrária: um estudo de caso em escolas de Pedras Altas e Piratini. 2007, 123 p. Dissertação (Mestrado em Política Social). Escola de Serviço Social. Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, 2007.

LUDKE, MENGA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib.; PAGANELLI, Tomoko Lyda.; CACETE, Núria Hanglei. Para aprender e ensinar Geografia 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

______Um olhar para os mapas mentais: os percursos e suas leituras do espaço. In: Albuquerque, Maria Adaliza Martins de.; FERREIRA, Joseane Abílio de Souza. (org). Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo. Expressão Popular, 2010.

RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SCHERER-WARREN, Ilse. Para uma metodologia de pesquisa dos movimentos sociais e educação no campo. In Molina, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006, p. 117-129.

SILVA, Maria do Socorro. Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006, p. 60-93.

WIZNIEWESKY, Carmen, Rejane Flores. A contribuição da geografia na construção da educação dos sujeitos do campo. In. MATOS, Kelma do Socorro Lopes (org). Experiências e Diálogos em Educação do Campo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Tessmann, J. M. da C., Duarte, T. S., & Dias, L. C. (2016). O ensino de Geografia no contexto da educação do campo: mapas mentais e os espaços de vivência. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1916