Fauna insetívora associada à macrófitas aquáticas na foz do Ribeirão São João, município de Porto Nacional – Tocantins
Resumo
A pressão antrópica em corpos de água localizados em regiões urbanas, afeta diretamente a macrofauna associada a plantas aquáticas. O objetivo deste trabalho foi analisar os principais grupos e a distribuição temporal da fauna insetívora associado à macrófitas aquáticas, na região da foz do Ribeirão São João Município de Porto Nacional – TO. Foram demarcadas 18 amostras de coleta na região represada do Ribeirão São João, localizados na zona urbana do Município. As coletas ocorreram no período de agosto de 2012 a janeiro de 2013. Para as amostragens foi utilizado um “peneirão” com malha de 100 micrometros com dimensões de 60 cm² contendo um recipiente onde as amostras são depositadas. As amostras foram coletadas dentro do limite do banco de macrófitas aquáticas com a água, e acondicionadas separadamente em frascos de polietileno de 500 ml, etiquetadas e fixadas com formol 10% temperado, para posterior triagem e identificação. Foram amostrados 207 indivíduos pertencentes a Classe Insecta, distribuídos em seis ordens. A maior abundância de indivíduos capturados foi da Ordem Odonata e Hemyptera no período chuvoso. Os resultados mostraram uma baixa riqueza e diversidade de insetos o que pode estar sendo influenciado pela grande pressão antrópica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).