Do rio Tocantins a UHE do Lajeado: a memória da população ribeirinha de Brejinho de Nazaré.
Palavras-chave:
Usina Hidrelétrica, História Oral, Impacto Social, Impacto Ambiental.Resumo
RESUMO: O município de Brejinho de Nazaré situado à margem esquerda do rio Tocantins e à direita do córrego Brejinho que deu origem a seu nome, está situado aproximadamente 100 km da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins. Norteada pelo objetivo de apresentar o resgate da memória dos moradores de Brejinho de Nazaré e sua relação com o Rio Tocantins, a pesquisa buscou identificar as transformações ocorridas e vivenciadas pela comunidade após a criação do lago e instalação da UHE do Lajeado. A pesquisa foi baseada nos métodos da pesquisa qualitativa e da história oral, que a partir das atividades de campo e entrevistas com os moradores, ajudaram a compor o cenário da memória dos moradores de Brejinho de Nazaré e sua relação com o Rio Tocantins. A construção da UHE do Lajeado causou um impacto que ainda hoje é sentido pela população de Brejinho de Nazaré e entorno, e, esta memória não deve ser negligenciada.Acreditamos que o estudo contribuiu para a preservação das histórias e memórias da população. E essa preservação tem importância significativa se considerarmos que as novas e futuras gerações devem conhecer o seu passado para planejar melhor o seu futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).