Educação ambiental nas escolas públicas da cidade de Silvanópolis – TO

Autores

  • Gislene Correia dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Renilton Delmundes Bezerra Universidade Federal do Tocantins
  • Vanessa Carolina de Sena Correia Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Ambiente, Sensibilização, Projetos.

Resumo

O presente artigo é a consolidação de uma pesquisa realizada sobre o planejamento e a prática da Educação Ambiental nas escolas públicas da cidade de Silvanópolis - Tocantins. O objetivo principal do trabalho foi compreender o processo de ensino da Educação Ambiental e analisar sua inserção no Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas, avaliando as discussões das questões ambientais nas atividades escolares, sob a perspectiva da educação como alicerce das mudanças sociais. Para obtenção dos resultados, foram aplicados questionários com onze questões abertas e fechadas às coordenações pedagógicas das cinco escolas públicas da zona urbana do município, além do estudo bibliográfico para complementação dos dados. De acordo com as respostas dos questionários, os projetos desenvolvidos nessas instituições de ensino visam uma sensibilização geral sobre a importância dos recursos naturais. Nesse sentido a escola tem a função de mediar à construção de referenciais ambientais e usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito de sustentabilidade. Cabe à escola propiciar condições que garantam aos educandos as ações necessárias para torna-los conhecedores e gestores do seu próprio ambiente, contribuindo para que eles sejam capazes de se tornarem sujeito da sua história.

Biografia do Autor

Gislene Correia dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, EaD - Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Porto Nacional.

Renilton Delmundes Bezerra, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel e licenciado pela Universidade Federal do Tocantins, mestrando em saúde coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Tutor do curso de Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins – EaD/UAB.

Vanessa Carolina de Sena Correia, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. Tutora presencial do Curso de Ciências Biológicas – EAD/UFT, campus de Porto Nacional.

Referências

ALMEIDA, F. J. Educação à distância: formação e professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem – Projeto NAVE. São Paulo: PUC/SP, 2001.

ALMEIDA, M.E.B. Prática e formação de Professores na Integração de Mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação SEED, 2005, p.39,45.

ALMEIDA, M. E. B; VALENTE, J. A. Tecnologia e currículo. In: Currículo e Novas Tecnologias. PUC/SP, 2009.

ANDRADE, W. L. S. de. Aprendizagem mediada por tecnologias digitais baseadas em software livre no âmbito do programa um computador por aluno – PROUCA. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. Recife: UFP, 2013.

BANHARA, G. D. A Utilização das Novas Tecnologias no Ensino de Geografia. Disponível em: . Acesso em 21 Jun 2014.

CARVALHO, A. B. Apropriação tecnológica e cultura digital: O programa “Um computador por aluno” no interior do nordeste brasileiro. O Estatuto da Cibercultura no Brasil. Vol.01, Nº34, 1º semestre 2011.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, F. M. P.; PRADO, M. E. B. B. Projetos Pedagógicos: pano de fundo para escolha dum software educacional. In: VALENTE, J. A. (org) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999.

MORAN, J. M. Gestão Inovadora com Tecnologias. In: VIEIRA, A. T; ALMEIDA, M. E. B; ALONSO, M. (org). Gestão Educacional e Tecnologia., São Paulo: Avercamp, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto UCA – Um Computador por Aluno. MEC. Disponível em: <http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp>. Acesso 28 Mai 2013.

MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm>. Acesso 10 Mar de 2012.

MORAIS, C. M. M.; GONÇALVES, L. M. O uso de computadores portáteis: tecnologia ou metodologia? In: Anais do IV SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO E XII ENCONTRO DE PESQUISADORES EM CURRÍCULO, 2015.

PAZIO, E.; RITOSSA, C. M. O computador e a internet aplicados ao ensino da Geografia: o caso do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves. In: I Seminário Internacional de representações sociais, subjetividade e educação – SIRSSE, 2011. Disponível em < http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4237_2362.pdf> Acesso em 05 de Mai 2014.

PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações. Boletim do Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias, TV Escola. SEED-MEC, 2003. Disponível em:http://www.tvebrasil.com.br/salto> acesso em 20 Mar 2014.

VALENTE, J. A. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? Disponível em < http://sinop.unemat.br/v-semi-info-edu/wp-content/uploads/2013/07/tdic_curriculo_trajetorias.pdf> acesso 12 de Abr 2014.

______. As Tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Revista Pátio, Porto Alegre, 2007.

______ . Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In. VALENTE, J. A.(org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/UNICAMP, 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pro-reitoria da Extensão. Projeto Formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC. UFTPROEX, 2013.

XAVIER, L. G. S. O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA - e o ensino de Geografia. Dissertação de Mestrado em Geografia. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. Disponível em <http://www.cibergeo.org/atividades/Dissertacao_Luiz_Guilherme_ de_Souza_Xavier.pdf>. Acesso em 21 Jun 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Santos, G. C. dos, Bezerra, R. D., & de Sena Correia, V. C. (2016). Educação ambiental nas escolas públicas da cidade de Silvanópolis – TO. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1265