REDES DE PRODUÇÃO E CIRCUITOS ESPACIAIS NA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM FLUMINENSE

Autores/as

  • Ludmylla Arantes de Andrade Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p237-239

Palabras clave:

Reciclagem, circuitos espaciais

Resumen

O autor traz em seu livro o debate sobre a importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Sua obra apresenta resultados de uma ampla pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo (metodologia mista), que nos faz refletir sobre a importância do papel do catador mediante a sua inegável participação na rede de produção da reciclagem. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que modo a rede de produção da reciclagem se constitui no estado do Rio de Janeiro e o como essa rede produz conexões entre o circuito inferior e superior da economia urbana. Para contemplar o seu objetivo, o autor buscou a compreensão sobre o modo de operação da economia da reciclagem e de sua organização em rede, que se apresenta em constante processo de transformação, construindo circuitos ora cooperativos e ora conflituosos.

Biografía del autor/a

Ludmylla Arantes de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Ludmylla Arantes de Andrade é Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG. Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia, em Ituiutaba, Minas Gerais. Atualmente graduanda em Geografia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE e Gestão Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, Unidade Ituiutaba. Experiência em atuações nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Economia Solidaria e Cooperativismo. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal - PPGEP onde atua na área de Projetos de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - PGRSU.

Citas

CRUZ, Uilmer Rodrigues Xavier da. Redes de produção e circuitos espaciais na indústria de reciclagem fluminense. 1ª edição, Paco editorial, Jundiaí – São Paulo.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

ANDRADE, Ludmylla Arantes de. REDES DE PRODUÇÃO E CIRCUITOS ESPACIAIS NA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM FLUMINENSE. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 237–239, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n22p237-239. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/8524. Acesso em: 17 may. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.