Em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14822

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação cidadã, Normativas curriculares

Resumo

O papel das Ciências Humanas, como área que contribui para a formação cidadã, está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, a qual aponta que é necessário compreender, interpretar e avaliar os significados das ações humanas pretéritas, presentes e futuras para que o aluno compreenda que ele faz parte de determinada circunstância histórica, e, assim sendo, se torne consciente e responsável. A partir dessas diretrizes, que envolvem a Geografia Escolar, nos fazemos a seguinte pergunta: em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã? Para trazer luz a esta questão e outras associadas a esse contexto, este texto apresenta algumas indagações com vistas a refletir sobre a formação cidadã dos discentes por meio do ensino de Geografia. Mediante uso de revisão bibliográfica, inicialmente discorremos sobre o significado da formação cidadã e de sua relação com o ensino de Geografia. A seguir, apresentamos brevemente o contexto desta temática no Brasil e na União Europeia, mais especificamente na Itália. Neste ponto, nosso objetivo é compreender como se insere tal discussão em uma outra realidade sociocultural e, consequentemente, distinta daquela vigente no País. Por fim, buscamos apontar algumas considerações, para além das corriqueiras, sobre a formação cidadã.    

Biografia do Autor

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Geografia com dupla titulação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Università Degli Studi di Padova (UNIPD), Itália. Mestre e graduado em Geografia. Autor de livros didáticos e material EAD. Docente com experiência no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Desenvolveu funções como Coordenador de Geografia e Analista de série. No Ensino Superior ministrou as disciplinas de Recursos Hídricos, Cartografia, Cartografia temática, Pedologia, Análise ambiental, Espaço Natural do Brasil, Planejamento Agrário, Metodologias de Pesquisa em Geografia, Geografia Política e Geopolítica, Laboratório de práticas de pesquisa: a escola e suas identidades, nos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Foi membro da comissão de correção do vestibular UFMG entre 2009 e 2013.

Referências

ALMEIDA, Cecília Cardoso Teixeira de; MARTINS, Elvio Rodrigues; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS 1980 AOS DIAS DE HOJE: uma avaliação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v. 9, n. 18, p. 05-19, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/747. Acesso em: 12 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2020.

CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografía Norte Grande, [S.L.], n. 70, p. 9-30, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022018000200009. Acesso em: 02 mar. 2021.

CALLAI, Helena Copetti. O ensino da Geografia e a nova realidade. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n.24, p. 67-72, maio, 1998. Disponível em: http://seer.ufrgs.br. bgg/article/view/38900/26307. Acesso em: 03 jan. 2021

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: Alfa, 2019. 232 p.

DE VECCHIS, Gino de. Didattica della Geografia: teoria e prassi. Novara: De Agostini, 2011. 237 p.

GIORDA, Cristiano. Il mio spazio nel mondo. Roma: Carocci, 2014. 206 p.

LLANCAVIL, Daniel Llancavil; QUITULEF, Hernán González. Pensamiento geográfico y educación ciudadana en Chile. Una mirada desde la educación geográfica. Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, [S.L.], n. 9, p. 25-38, 26 mar. 2021. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/didacticae/article/view/32448. Acesso em: 28 ago. 2022.

SANTOS, Milton. POR UMA GEOGRAFIA CIDADÃ: POR UMA ESPITEMOLOGIA DA EXISTÊNCIA. Boletim Gaúcho de Geografia, n. 21: 7-14, ago., 1996. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38613/26350. Acesso em 10 de jan.2022.

PEZZATO, João Pedro. GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL: uma trajetória com mudanças culturais e a permanência do discurso em prol da cidadania. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 241-267, 14 set. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/13359. Acesso em: 20 abr. 2022.

ROCCA, Lorena. Geo-scoprire il mondo. Lecce: La Biblioteca Pensa Multimedia, 2007. 330 p.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira. A Base Nacional Comum Curricular e a produção de práticas pedagógicas para a geografia escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v. 10, n. 19, p. 173-197, 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/915. Acesso em: 02 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

BOTELHO, Lucio Antonio Leite Alvarenga. Em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 286–296, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14822. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14822. Acesso em: 29 abr. 2024.