ANÁLISE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA CIDADE DE SAPEZAL, MATO GROSSO, BRASIL

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16914

Schlagworte:

águas subterrâneas, hidrologia, fitossanitário, impacto ambiental

Abstract

 

 

Autor/innen-Biografien

Fernando Fabio Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil em 2012, em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Mato Grosso em 2021 e em Biblioteconomia (Bacharelado) pela Universidade Salgado de Oliveira em 2023. Conta com especializações em Educação do Campo e Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação, ambas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Informática na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Educação, possui ênfase em Pedagogia e tutoria. Atua como professor concursado do município de Sapezal desde 2013 e desempenha o papel de tutor presencial no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNEMAT.

Suêla dos Santos Pinheiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

É formado em Técnico em Comércio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em 2013. Graduou-se em Geografia, com ênfase em Licenciatura, pela Universidade do Estado de Mato Grosso em 2021. Atualmente, encontra-se em formação no curso de Licenciatura em Pedagogia pela mesma universidade.

Adilson Ribeiro de Araujo, Universidade Federal de Goiás

Possuo graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) tendo concluído em março de 2004. Após a graduação, ingressei na Educação Básica do Estado de Mato Grosso como contratado. Desde 2011, ocupo o cargo de professor efetivo e atualmente estou lotado na Escola Estadual Deputado Dormevil Faria (Seduc), localizada em Pontes e Lacerda. Sou especializado em Gestão e Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (2010), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente, encontro-me no doutorado em Geografia na Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), na linha de pesquisa Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica com a tese intitulada Distribuição Espaço-Temporal da Precipitação na Região de Planejamento Sudoeste de Mato Grosso - uma análise da variabilidade. Experiência na área de licenciatura em Geografia, acumulando vinte e um anos de atuação em sala de aula nos níveis de ensino fundamental, ensino médio e ensino superior à distância. Com ênfase centrada na Geografia Física, com um enfoque específico em Climatologia e Geomorfologia, atuando nos temas relacionados como: geotecnologia, erosão do solo, tendência e variabilidade climática, dinâmica do relevo, hidrogeografia, sistemas atmosféricos, impactos ambientais e educação ambiental, Geografia de Mato Grosso, entre outras. Em 2017, na educação superior como professor orientador do curso de pedagogia na modalidade a distância no polo de Comodoro e Nova Xavantina. Desde 2018, atuou como docente bolsista (Capes) no curso de Licenciatura em Geografia (Unemat/Dead), na modalidade à distância, ministrando aulas nos polos de Água Boa, Arenápolis, Comodoro, Juara, Primavera do Leste e Sapezal. Durante esse período, lecionou disciplinas como Climatologia I e II, Geomorfologia I e II, Hidrogeografia e Geografia e Meio Ambiente. Também exerceu o papel de orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos anos de 2020 e 2021.

Veröffentlicht

2023-08-29

Zitationsvorschlag

SILVA, Fernando Fabio; PINHEIRO, Suêla dos Santos; ARAUJO, Adilson Ribeiro de. ANÁLISE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA CIDADE DE SAPEZAL, MATO GROSSO, BRASIL. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 178–200, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16914. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/16914. Acesso em: 17 mai. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in