O TEMA ÁGUA NAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAL NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Ana Paula Frazão Universidade Federal de Goiás
  • Roberta Marques Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p12-32

Palavras-chave:

Ensino, recursos naturais, educação cidadã, orientação de conteúdo escolar

Resumo

A água é um importante elemento natural para se pensar e fazer Geografia na escola, esta ideia aliada à necessidade de capacitação na formação docente em temáticas físico-geográficas é o incentivo e proposta do presente artigo. O objetivo central do da pesquisa é contribuir com o curso de formação de professores de Geografia na perspectiva de que os futuros docentes tenham uma formação que os habilite a trabalhar tais conteúdos na Educação Básica. Os objetivos específicos são: 1). Identificar no currículo de geografia do Estado de Goiás temáticas sobre a água; 2). Analisar as temáticas sobre a água no currículo do Estado de Goiás e como esse tema pode ser desenvolvido pelo professor e 3). Inferir sobre a importancia da temática água no currículo do Estado de Goiás. Para alcance dos objetivos específicos se faz necessário a metodologia de análise documental, dessa forma foi realizado a análise do currículo do ensino de geografia para o Estado de Goiás. A pesquisa é resultado parcial do trabalho de conclusãode curso e tem como recorte temporal o ano de 2018. Nesse sentindo o artigo tem como intuito de elucidar a necessidade da ampliação do olhar geográfico nas instituições que formam professores em Geografia, valendo-se dos documentos que regem o ensino básico na escala do Estado de Goiás e da carência de sistematizar a temática da água de forma geográfica, diante de contextos políticos e sociais emergentes na sociedade. 

Biografia do Autor

Ana Paula Frazão, Universidade Federal de Goiás

Bolsista de Doutorado CAPES (2021), no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGEO-IESA). Mestre em Geografia com área de concentração em Geoprocesssamento e análise de imagens pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (CCHLA-UFRN). Licenciada em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA-UFG).

Roberta Marques, Universidade Federal de Goiás

Bolsista de Mestrado CAPES (2021), no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGEO-IESA) com área de concentração em Planejamento e ordenamento territorial. Licenciada em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA-UFG).

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

FRAZÃO, Ana Paula; MARQUES, Roberta. O TEMA ÁGUA NAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAL NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE GOIÁS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 12–32, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n21p12-32. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/10905. Acesso em: 6 maio. 2024.