“JUVENTUDE TORQUATO NETO”: AS MARCAS SINGULARES NO FILME DAVID VAI GUIAR EM TERESINA DA DÉCADA DE 1970.

Autores

  • CARLOS LOPES BARBOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp192-208

Palavras-chave:

História, Filmes experimentais, Juventude, Subjetividades.

Resumo

Em um contexto de várias modificações vividas pelo Piauí da década de 1970, em Teresina um punhado de jovens realizaram alguns filmes experimentais, hoje denominados “espectro Torquato Neto”. Esses jovens, talvez inspirados por Torquato Neto ou até mesmo incentivados pela situação opressora governamental da época, modificaram o cotidiano da cidade realizando arte experimental em super-8. O presente trabalho consistiu em analisar essa juventude teresinense a partir do filme David Vai Guiar, de Durvalino Couto (1972). Foram analisados o contexto da época e as táticas juvenis desses sujeitos históricos, com o objetivo de compreender as condições de existir no interior das quais estes jovens efetivamente viveram e esgrimiram sua arte.

Biografia do Autor

CARLOS LOPES BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduado em História pela Universidade Estadual do Piauí e atualmente Mestrando em História do Brasil na Universidade Federal do Piauí, bolsista CAPES, pesquisador na área de História e cinema experimental.

EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO, Universidade Federal do Piauí

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, área História.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

BARBOSA, C. L., & CASTELO BRANCO, E. D. A. (2017). “JUVENTUDE TORQUATO NETO”: AS MARCAS SINGULARES NO FILME DAVID VAI GUIAR EM TERESINA DA DÉCADA DE 1970. Revista Escritas, 8(2), 192–208. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp192-208