Trabalho e Saúde no movimento sindical: a experiência multidisciplinar da secretaria de saúde do trabalhador do Sindisprev-RS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P305Resumo
Este artigo resulta da experiência do trabalho interdisciplinar da Secretaria de Saúde do Trabalhador desenvolvido junto ao Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul (SINDISPREV-RS). Objetiva apresentar a metodologia de trabalho desenvolvida e seus diferentes enfoques a partir da equipe técnica integrada por assistente social e psicóloga, com foco na saúde do trabalhador. As ações emergem a partir de demandas de trabalhadores públicos, que buscam o serviço com questões relacionadas à saúde e ao trabalho. A realidade trazida ao sindicato apresenta agravamentos em relação a condições de saúde, indicando a falta de transparência e de ações destinadas à proteção da saúde desses trabalhadores. O relato de experiência demonstra o importante papel e a responsabilidade do sindicato e apresenta, como resultado, a contribuição para o fortalecimento do movimento sindical e de sua categoria, operadora das políticas públicas no Brasil. Busca-se, com isso, a visibilidade dos graves problemas apresentados e maior atenção às ações de promoção e proteção da saúde dos operadores das políticas públicas por parte dos gestores na luta contra o desmonte das políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.