QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO INDUSTRIAL

UMA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO INDUSTRIAL

Autores

Resumo

Relato de intervenção profissional no campo da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) aplicada no contexto industrial. Foi utilizado o método da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) como alternativa para realização de diagnósticos macro e micro organizacional. A primeira etapa da intervenção consistiu na coleta de dados quantitativos e qualitativos que identificaram situações de trabalho fomentadoras de mal-estar. O objetivo deste relato está em apresentar uma experiência de diagnóstico, e possíveis intervenções, a partir do método EAA_QVT no âmbito privado.

Palavras-Chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Ergonomia, Psicologia do Trabalho

Biografia do Autor

Leonardo Araújo Lima, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi bolsista dos programas de Iniciação à Docência e de Iniciação Científica (PIBIC) no campo da Psicologia Social do Trabalho. Mestre em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará, com ênfase nas políticas de educação profissional. Especialista em Psicologia Histórico e Cultural pela Faculdade Ratio. Exerceu função de coordenação executiva e coordenação pedagógica em programas de educação profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, do Governo do Estado do Ceará e do Banco Nordeste do Brasil (BNB). Coordenou a avaliação educacional e o acompanhamento de alunos egressos dos programas de Qualificação Social e Profissional (QSP) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS/CE). Coordena as ações de avaliação institucional e pedagógica pela Bussola Assessoria Pedagógica. Atualmente é docente e pesquisador nas áreas de Psicologia do Trabalho e das Organizações e de Psicologia da Aprendizagem pelo Centro Universitário Católica Rainha do Sertão (UNICATÓLICA)

Francisca Mara Raquel Silva Almeida, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Acadêmica do curso de Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Pesquisadora e bolsista do Programa de Iniciação Científica com o projeto: Qualidade de Vida no Trabalho Industrial: Diagnóstico e Intervenções . Acadêmica do Curso de Administração Publica pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Lima, L. A., & Almeida, F. M. R. S. (2018). QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO INDUSTRIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO INDUSTRIAL. Trabalho (En)Cena, 3(3), 191–207. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/4894

Edição

Seção

Relato de Experiência