O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário

Autores/as

Palabras clave:

trabalho docente, prática de ensino, prática prescrita, ciências humanas e sociais, discurso governamental

Resumen

O artigo apresenta uma análise crítica da documentação governamental quebequense relativa ao ensino das ciências humanas e sociais no primário (o trabalho docente prescrito ou a prática de ensino prescrita). Esta análise coloca em evidência algumas das mais significativas rupturas entre as orientações atuais e aquelas em vigor durante os anos 1980 e 1990, mas também e sobretudo, as incoerências e ambiguidades subjacentes às diretrizes curriculares e aos regulamentos governamentais suscetíveis de gerar diferentes leituras e interpretações em termos de parâmetros devendo estruturar a intervenção educativa nesta disciplina.

Biografía del autor/a

Anderson Araújo-Oliveira, Université du Québec à Montréal

Faculté des sciences de l'éducation

Didactique des sciences humaines et sociales

Yves Lenoir, Université de Sherbrooke

Faculté d'éducation

Intervention éducative

Johanne Lebrun, Université de Sherbrooke

Faculté d'éducation

Didactique des sciences humaines et sociales

Publicado

2016-11-01

Cómo citar

Araújo-Oliveira, A., Lenoir, Y., & Lebrun, J. (2016). O trabalho docente face às zonas de sombra do discurso governamental no Québec: Análise crítica das práticas de ensino prescritas em ciências humanas e sociais no primário. Trabalho (En)Cena, 1(1), 157–183. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2422

Número

Sección

Artículos Teóricos y Empíricos