Pós-graduação e a saúde mental de seus estudantes: uma metassíntese
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e024012Palabras clave:
Educação de pós-graduação, Pesquisa qualitativa, Saúde mental, Estudantes, UniversidadesResumen
A saúde mental dos estudantes de pós-graduação é influenciada por fatores biopsicossociais e percepções individuais que afetam seu bem-estar. Apesar do aumento global de transtornos mentais, a saúde mental dos pós-graduandos é muitas vezes negligenciada. Este estudo tem como objetivo compreender sobre a saúde mental em estudantes de pós-graduação. Trata-se de uma metassíntese qualitativa, na qual, 739 artigos foram obtidos, sendo 16 artigos selecionados para leitura completa e 10 artigos incluídos na metassíntese. Os dados foram analisados no software Iramuteq por meio do método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Dois eixos emergiram: Eixo 1 - Prazer e sofrimento na formação de estudantes de pós-graduação; Eixo 2 - Ponderações e implicações para saúde mental dos estudantes de pós-graduação. Os achados apontam que os estudantes de pós-graduação vivenciam uma dualidade de emoções, que inclui satisfação na busca pelo conhecimento e na realização do trabalho acadêmico, assim como a presença de desafios relacionados à pressão e excesso de demandas, com tensões nas relações interpessoais. O desenvolvimento de estratégias focadas no cuidado pessoal foi evidenciado, como a prática de exercício físico e atividades religiosas. O investimento em políticas de saúde mental é crucial para a melhoria das condições da formação no contexto da pós-graduação.
Citas
Alencar, E.S., & Almouloud, S.A. (2017). A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Reflexão & Ação, 25, 204-220. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9731
Antonello, C. S., & Ruas, R. (2005). Formação gerencial: Pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista de Administração Contemporânea, 9(2), 35–58. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200003
Araújo, W. C. O. (2020). Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. ConCI: Convergências Em Ciência Da Informação, 3(2), 100–134. https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13447
Borges, E. C. S. (2022). O fenômeno da evasão discente em programas de pós-graduação stricto sensu em ciência da informação da região nordeste do Brasil [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, Bahia, Brasil. https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36818/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_ECSB_Vers%C3%A3o_Defesa_Final.pdf
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1-18. http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais
Cerchiari, E. A. N., Caetano, D., & Faccenda, O. (2005). Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicologia: Ciência E Profissão, 25(2), 252–265. https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008
Costa, E. G. da, & Nebel, L. (2018). O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis. Revista Latinoamericana, 50, Artigo 50. https://journals.openedition.org/polis/15816
Coutinho, L. L., Silveira, B. R., & Freitas, F. L. de. (2012). Grupos de Estudos em comunicação: Uma ferramenta de formação discente – GEISC. Sessões do Imaginário, 17(28), 94–100.
Cristo, F. de, Farias, I. M. S. U. de, Cavalcante, A. C., Medeiros, A. L. G. de, Lima, G. D. O., & Diogo, W. F. Q. (2019). O ensino superior e suas exigências: consequências na saúde mental dos graduandos. Trabalho (En)Cena, 4(2), 485–505. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P485
Davis, D. (2020). The ideal supervisor from the candidate’s perspective: What qualities do students actually want? Journal of Further and Higher Education, 44(9), 1220–1232. https://doi.org/10.1080/0309877X.2019.1669772
Duque, J. C., Brondani, J. T., & Luna, S. P. L. (2011). Estresse e pós-graduação em Medicina Veterinária. Revista Brasileira De Pós-Graduação, 2(3). https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.63
Hazell, C. M., Chapman, L., Valeix, S. F., Roberts, P., Niven, J. E., & Berry, C. (2020). Understanding the mental health of doctoral researchers: a mixed methods systematic review with meta-analysis and meta-synthesis. Systematic reviews, 9(1), 1-30. https://doi.org/10.1186/s13643-020-01443-1
Junta, C. (2017). Estresse e depressão após a formatura: uma realidade que a academia insiste em não enxergar. Associação Nacional de Pós-Graduandos. https://www.anpg.org.br/2017/04/estresse-e-depressao-na-pos-graduacao-uma-realidade-que-a-academia-insiste-em-nao-ver.
Leão, T. M., Ianni, A. M. Z., & Goto, C. S. (2019). Individualização e sofrimento psíquico na universidade: entre a clínica e a empresa de si. Humanidades & Inovação, 6(9), 131-143. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1250
Malagris, L. E. N., Suassuna, A. T. R., Bezerra, D. V., Hirata, H. P., Monteiro, J. L. F., Silva, L. R. da, Lopes, M. da C. M., & Santos, T. S. (2009). Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psicologia em Revista, 15(2), Artigo 2. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2009v15n2p184
Maria Augusto, M., Gonçalves de Freitas, L., & Magnólia Mendes, A. (2014). Experiencias de placer y sufrimiento en el trabajo de los profesionales de una fundación pública de investigación. Psicologia em Revista, 20(1), 34–55. https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p34
Marinho Alves, A. A., & Rodrigues, N. F. R. (2010). Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 28(2), 127–131. https://doi.org/10.1016/S0870-9025(10)70003-1
Medlicott, E., Phillips, A., Crane, C., Hinze, V., Taylor, L., Tickell, A., Montero-Marin, J. & Kuyken, W.A (2021). The mental health and wellbeing of university students: Acceptability, effectiveness, and mechanisms of a mindfulness-based course. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(11), 6023. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph18116023
Oliveira, A. C. de M., Boebel, K. J. de O., Ribeiro, N. dos S., Mendes, T. de S., Barbosa, P.F.B., & Moraes Filho, IM de. (2022). Sinais, sintomas, fatores e patologias associadas à síndrome do impostor em estudantes universitários. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11 (8), e55811831380. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31380
Organização Mundial da Saúde (2022, 17 de junho). OMS destaca necessidade urgente de transformar saúde mental e atenção. https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao
Padovani, R. da C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F. de, Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. do N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 02–10. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20140002
Penha, J. R. L., Oliveira, C. C., & Mendes, A. V. S. (2020). Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, 5(1), 369-395. https://periodicos2.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3549
Perez, K. V., Brun, L. G., & Rodrigues, C. M. L. (2019). Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Trabalho (En)Cena, 4(2), 357–365. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357
Rodrigues, T. C. M. M., Barbosa, G. C., & Tonete, V. L. P. (2022). Enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes no contexto universitário: Uma revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 10(3), Artigo 3. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5718
Siddaway, A. P., Wood, A. M. e Hedges, L.V. (2019). Como fazer uma revisão sistemática: um guia de boas práticas para a realização e relatório de revisões narrativas, meta-análises e metasínteses. Revisão anual da psicologia, 70, 747-770. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010418-102803
Silveira, B. R., De Freitas, F. L., & Coutinho, L. L. (2012). Grupos de Estudos em comunicação: uma experiência de formação discente-GEISC. Sessões do imaginário, 17(28), 94-100.
Spyra D. dos R.T., Ragnini, E.., & Boehs, S. de T. M. (2021). Sofrimento Psíquico e uso de Psicofármacos entre Estudantes de Pós-Graduação. Revista Do Nufen: Phenomenology And Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22445
Tang F., Byrne M., Qin P. (2018). Psychological distress and risk for suicidal behavior among university students in contemporary China. J Affect Disord, 228: 101-108. https://doi.org/10.1016/j.jad.2017.12.005
Thorne S., Jensen L., Kearney M.H., Noblit G., Sandelowski M. (2004). Qualitative Metasynthesis: Reflections on Methodological Orientation and Ideological Agenda. Qualitative Health Research, 14(10):1342-1365. https://doi.org/10.1177/1049732304269888
Van Wyk, N. c., Coetzee, I. m., Havenga, Y., & Heyns, T. (2016). Appreciation of the research supervisory relationship by postgraduate nursing students. International Nursing Review, 63(1), 26–32. https://doi.org/10.1111/inr.12202
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Miucha Muniz Pereira Antonio, Ariana Oliveira Santos, Juliana Costa Machado, Flavia Pedro dos Anjos Santos, Vanda Palmarella Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.