A qualidade de vida de docentes do ensino superior em um contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e024006Palabras clave:
Qualidade de vida, Docentes do Ensino Superior, Pandemia de COVID-19Resumen
O mundo contemporâneo do trabalho vem sofrendo constantes mudanças, e a pandemia de Convid-19 contribui para o alargamento da precarização das condições e organização do trabalho, mostrando um cenário que compromete a qualidade de vida – QV dos trabalhadores. Neste sentido, esse estudo envolve a seguinte problemática: qual é a percepção sobre QV de docentes do ensino superior efetivos da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA com o ensino remoto emergencial? Tem-se como objetivos analisar a percepção em relação à QV dos docentes efetivos da UEMA e avaliar os indicadores de QV dos professores. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa. Outrossim, esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A análise dos dados apontou que a pandemia afetou significativamente à QV dos docentes nos domínios Meio Ambiente (64,99); Psicológico (63,04); Geral (62,50); Físico (59,88); e Social (65,39). Logo, conclui-se que a percepção de QV dos pesquisados durante a pandemia foi impactada negativamente em todos os domínios do WHOQOL-breef.
Citas
Antunes, R. (2005). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Boitempo Editorial.
Antunes, R., & Praun, L. (2015). A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Revista Serviço Social e Sociedade, 123, 407-427. https://doi.org/10.1590/0101-6628.030
Alvarenga, R., Martins, G. C., Dipe, E. L., Campos, M. V. A., Passos, R. P., Lima, B. N., Camargo, L. B., Silio, L. F., Oliveira, J. R. L., Vilela, J. G. B., & Fileni, C. H. P. (2020). Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do covid-19. Revista CPAQV, 12, 1-8.
Araldi, F. M., Poulsen, F. F., Guimarães, A. C. de A., & Farias, G. O. (2021). Qualidade de vida de professores do ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Retos, 41, 459-470. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v0i41.82136
Alves, P.C., Oliveira, A. D. F., & Paro, H. B. M. D.S. (2019). Quality of life and burnout among faculty members: How much does the field of knowledge matter?. PLoS ONE. 14(3). 214-217.
Baião, L. P. M., & Cunha, R. G. (2013). Doenças e/ou disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Revista Formação Docente. 5(1). 6-21. http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v5n1p6-21
Brasil. (2020). Portaria nº 343: Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm
Borsoi, I. (2012). Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 15(1), 81-100.
Brunetti, A. A. (2020). A pandemia: home office, conferences e os desafios profissionais. Revista Ubiquidade, 3(2), 51-60.
Carvalho, D. de A. (2019). Percepção da qualidade de vida e fatores associados: estudo transversal com docentes universitários. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana, Universidade Federal do Rio de Janeiro].
Cordeiro, M. V. C., Coelho, N. B., Saraiva, P. M., Rodrigues, T. de A., & Pinheiro, A. de A. G. (2020). Os novos desafios dos professores de IES no pós pandemia: um estudo realizado com docentes das instituições de ensino superior de Juazeiro do Norte - Ceará. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 14(52), 703- 717. https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2749
Dias, É., & Pinto, F. C. F. (2020). A educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 28(108), 545-554. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001
Forattini, C. D., & Lucena, C. (2015). Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, 1(2), 32-47.
Franco, T., Druck, G., Seligmann-Silva, E. (2010). As novas relações de trabalho, o desgaste mental e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde ocupacional, 35(122), 229-248.
Ferigato, S. H., Teixeira, R. R., & Fragelli, M. C. B. (2020). A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Revista Docência do Ensino Superior, 10,1-17. https://doi.org/10.35699/2237 5864.2020.24738
Harvey, D. (2005). Condições pós-moderna. Edições Loyola.
Heloani, J. R. (2003). Gestão e organização no capitalismo globalizado: história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. Atlas.
Lindino, T. C. (2016). Quem tu és? Eu? Um professor universitário. Revista Docência do Ensino Superior, 6 (2), 35-62. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2178
Monteiro, B. M. M., & Souza, J. C. (2020). Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(9), 1-16. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7660
Ministério da Saúde. (2021). Como se proteger?. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger
Nardi, C. H. (2015). Subjetividade e Trabalho. In: Bendassolli, P. F., & Borges-Andrade, J. E. Dicionário de Psicologia do Trabalho e das Organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 635-640.
Organização Internacional do Trabalho. (1984). A condição dos professores: recomendação internacional de 1966, um instrumento para a melhoria da condição dos professores. Genebra. UNESCO.
Pan American Health Organization/World Health. (2020). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.
Ribeiro, C. V. S., & Leda, D. B. (2016). O trabalho docente no enfrentamento do gerencialismo nas universidades federais brasileiras: Repercussões na subjetividade. Educação em Revista (UFMG), 32, 97-117.
Ruza, F. M., & Silva, E. P. (2016). As transformações produtivas na pós-graduação: o prazer no trabalho docente está suspenso? Revista Subjetividades, 16(1), 91-103.
Sallaberry, J. D., Santos, E. A. dos., Bagatoli, G. C., Lima, P. C. M., & Bittencourt, B. R. (2020). Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-22. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774
Silva, J. A. O., Rangel, D. A., & Souza I. A. de. (2020). Docência superior e ensino remoto: relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-19. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24717
Torales, J., O’higgins, M., Castaldelli-maia, J. M., & Ventriglio, A. (2020). The outbreak of COVID-19 coronavirus and its impact on global mental health. International Journal of Social Psychiatry, 66(4), 317–320.
Trein, E., Rodrigues, J. (2011). O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, 16(48), 769-819.
Wolff, C. S., Minella, L. S., Lago, M. C. de S., & Ramos, T. R. O. (2020). Pandemia na necroeconomia neoliberal. Revista Estudos Feminista, 28(2), 1-7.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Hugo Leonardo, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, José Rômulo Travassos da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.