A qualidade de vida de docentes do ensino superior em um contexto pandêmico

Autores/as

  • Hugo Leonardo Universidade Federal do Maranhão
  • Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa Docente Departamento de Psicologia/CCH da Universidade Federal do Maranhão
  • José Rômulo Travassos da Silva Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e024006

Palabras clave:

Qualidade de vida, Docentes do Ensino Superior, Pandemia de COVID-19

Resumen

O mundo contemporâneo do trabalho vem sofrendo constantes mudanças, e a pandemia de Convid-19 contribui para o alargamento da precarização das condições e organização do trabalho, mostrando um cenário que compromete a qualidade de vida – QV dos trabalhadores. Neste sentido, esse estudo envolve a seguinte problemática: qual é a percepção sobre QV de docentes do ensino superior efetivos da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA com o ensino remoto emergencial? Tem-se como objetivos analisar a percepção em relação à QV dos docentes efetivos da UEMA e avaliar os indicadores de QV dos professores. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa. Outrossim, esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.  A análise dos dados apontou que a pandemia afetou significativamente à QV dos docentes nos domínios Meio Ambiente (64,99); Psicológico (63,04); Geral (62,50); Físico (59,88); e Social (65,39). Logo, conclui-se que a percepção de QV dos pesquisados durante a pandemia foi impactada negativamente em todos os domínios do WHOQOL-breef.

Biografía del autor/a

Hugo Leonardo, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão – Departamento de Psicologia – Programa de Pós-graduação em Psicologia

Avenida Lourenço Vieira da Silva
JARDIM SAO CRISTOVAO
65055310 - São Luís, MA - Brasil

Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Docente Departamento de Psicologia/CCH da Universidade Federal do Maranhão

 Universidade Federal do Maranhão – Departamento de Psicologia – Programa de Pós-graduação em Psicologia

José Rômulo Travassos da Silva, Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Maranhão

Universidade Estadual do Maranhão – Departamento de Administração

Citas

Antunes, R. (2005). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Boitempo Editorial.

Antunes, R., & Praun, L. (2015). A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Revista Serviço Social e Sociedade, 123, 407-427. https://doi.org/10.1590/0101-6628.030

Alvarenga, R., Martins, G. C., Dipe, E. L., Campos, M. V. A., Passos, R. P., Lima, B. N., Camargo, L. B., Silio, L. F., Oliveira, J. R. L., Vilela, J. G. B., & Fileni, C. H. P. (2020). Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do covid-19. Revista CPAQV, 12, 1-8.

Araldi, F. M., Poulsen, F. F., Guimarães, A. C. de A., & Farias, G. O. (2021). Qualidade de vida de professores do ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Retos, 41, 459-470. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v0i41.82136

Alves, P.C., Oliveira, A. D. F., & Paro, H. B. M. D.S. (2019). Quality of life and burnout among faculty members: How much does the field of knowledge matter?. PLoS ONE. 14(3). 214-217.

Baião, L. P. M., & Cunha, R. G. (2013). Doenças e/ou disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Revista Formação Docente. 5(1). 6-21. http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v5n1p6-21

Brasil. (2020). Portaria nº 343: Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm

Borsoi, I. (2012). Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 15(1), 81-100.

Brunetti, A. A. (2020). A pandemia: home office, conferences e os desafios profissionais. Revista Ubiquidade, 3(2), 51-60.

Carvalho, D. de A. (2019). Percepção da qualidade de vida e fatores associados: estudo transversal com docentes universitários. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana, Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Cordeiro, M. V. C., Coelho, N. B., Saraiva, P. M., Rodrigues, T. de A., & Pinheiro, A. de A. G. (2020). Os novos desafios dos professores de IES no pós pandemia: um estudo realizado com docentes das instituições de ensino superior de Juazeiro do Norte - Ceará. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 14(52), 703- 717. https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2749

Dias, É., & Pinto, F. C. F. (2020). A educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 28(108), 545-554. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001

Forattini, C. D., & Lucena, C. (2015). Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, 1(2), 32-47.

Franco, T., Druck, G., Seligmann-Silva, E. (2010). As novas relações de trabalho, o desgaste mental e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde ocupacional, 35(122), 229-248.

Ferigato, S. H., Teixeira, R. R., & Fragelli, M. C. B. (2020). A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Revista Docência do Ensino Superior, 10,1-17. https://doi.org/10.35699/2237 5864.2020.24738

Harvey, D. (2005). Condições pós-moderna. Edições Loyola.

Heloani, J. R. (2003). Gestão e organização no capitalismo globalizado: história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. Atlas.

Lindino, T. C. (2016). Quem tu és? Eu? Um professor universitário. Revista Docência do Ensino Superior, 6 (2), 35-62. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2178

Monteiro, B. M. M., & Souza, J. C. (2020). Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(9), 1-16. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7660

Ministério da Saúde. (2021). Como se proteger?. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger

Nardi, C. H. (2015). Subjetividade e Trabalho. In: Bendassolli, P. F., & Borges-Andrade, J. E. Dicionário de Psicologia do Trabalho e das Organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 635-640.

Organização Internacional do Trabalho. (1984). A condição dos professores: recomendação internacional de 1966, um instrumento para a melhoria da condição dos professores. Genebra. UNESCO.

Pan American Health Organization/World Health. (2020). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Ribeiro, C. V. S., & Leda, D. B. (2016). O trabalho docente no enfrentamento do gerencialismo nas universidades federais brasileiras: Repercussões na subjetividade. Educação em Revista (UFMG), 32, 97-117.

Ruza, F. M., & Silva, E. P. (2016). As transformações produtivas na pós-graduação: o prazer no trabalho docente está suspenso? Revista Subjetividades, 16(1), 91-103.

Sallaberry, J. D., Santos, E. A. dos., Bagatoli, G. C., Lima, P. C. M., & Bittencourt, B. R. (2020). Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-22. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774

Silva, J. A. O., Rangel, D. A., & Souza I. A. de. (2020). Docência superior e ensino remoto: relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada. Revista Docência do Ensino Superior, 10, 1-19. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24717

Torales, J., O’higgins, M., Castaldelli-maia, J. M., & Ventriglio, A. (2020). The outbreak of COVID-19 coronavirus and its impact on global mental health. International Journal of Social Psychiatry, 66(4), 317–320.

Trein, E., Rodrigues, J. (2011). O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, 16(48), 769-819.

Wolff, C. S., Minella, L. S., Lago, M. C. de S., & Ramos, T. R. O. (2020). Pandemia na necroeconomia neoliberal. Revista Estudos Feminista, 28(2), 1-7.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Leonardo, H., Pessoa, Y. S. R. Q., & Silva, J. R. T. da. (2024). A qualidade de vida de docentes do ensino superior em um contexto pandêmico. Trabalho (En)Cena, 9(Contínuo), e024006. https://doi.org/10.20873/2526-1487e024006

Número

Sección

Artículos Teóricos y Empíricos