O TRABALHO DE EDUCADORAS DA REDE PÚBLICA:

ENTRE O GERENCIALISMO E O SOFRIMENTO ÉTICO

Autores

  • Graziele Alves Amaral Universidade Federal de Goiás (Curso de Psicologia / Unidade Acadêmica de Ciências Humanas e Letras)
  • Raniery dos Santos Marcelino Universidade Federal de Goiás
  • Andria Luiza Rodrigues da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e021001

Palavras-chave:

Trabalho docente; Gestão gerencialista; Sofrimento ético; Clínica Psicodinâmica do Trabalho, trabalho docente, gestão gerencialista, sofrimento ético, clínica psicodinâmica do trabalho

Resumo

Esse estudo teve como objetivo apresentar as perspectivas da competição e da cooperação no trabalho docente a partir dos achados de duas clínicas do trabalho realizadas com grupos distintos de educadoras de escolas públicas. Adotaram-se os dispositivos da Clínica Psicodinâmica do Trabalho na escuta dos grupos, e a técnica de Análise Clínica do Trabalho para o tratamento dos dados. Um aspecto em comum nos dois grupos foi a sobrecarga de trabalho, não só pela extensa carga horária, mas pela assunção de papeis que ultrapassam as prescrições do ensino em sala de aula. Em uma das escolas, bem classificada no ranking avaliativo local, predomina-se o estilo gestão gerencialista, trazendo repercussões para as relações interpessoais, marcadas pelo individualismo e pela competitividade. A outra escola, localizada mais à margem dos padrões avaliativos, a despeito das dificuldades das condições de trabalho, apresentava um cenário mais propício à cooperação e à mobilização frente ao sofrimento ético. As relações pautadas na construção de laços afetivos podem ser favorecedoras de uma educação mais emancipadora e mais saudável.

Biografia do Autor

Graziele Alves Amaral, Universidade Federal de Goiás (Curso de Psicologia / Unidade Acadêmica de Ciências Humanas e Letras)

Professora Adjunta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Jataí (UFJ); Psicóloga pela UFMG; Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Administração pela FEAD. Endereço: Rua Dona Esmeralda, 606. Vila Fátima. Jataí/GO. CEP: 75.803-095

Raniery dos Santos Marcelino, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga pela Universidade Federal de Goiás

Andria Luiza Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Amaral, G. A., dos Santos Marcelino, R., & Rodrigues da Silva, A. L. (2020). O TRABALHO DE EDUCADORAS DA REDE PÚBLICA:: ENTRE O GERENCIALISMO E O SOFRIMENTO ÉTICO . Trabalho (En)Cena, 6(Contínuo), e021001. https://doi.org/10.20873/2526-1487e021001

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa