GOTHAM É AQUI. UMA ANÁLISE POSSÍVEL DO FILME JOKER

Authors

  • Elydia Leda Barros Monteiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Carlos Mendes Rosa Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P328

Keywords:

Violência; trabalho; neoliberalismo; invisibilidades.

Abstract

A presente resenha crítica versa sobre a obra cinematográfica “The Joker”, do diretor Todd Phillips, apresentado ao público em 2019. O texto busca refletir sobre o quão perto da realidade brasileira estão as condições impostas ao protagonista Arthur Fleck, o quanto estas são invisíveis aos expectadores do filme e em que medida essa invisibilidade faz parte de um programa de manutenção de um modelo explorador e desigual; que viola direitos humanos e se mantém, exclusivamente, pela efetividade das políticas de Estado e de mercado em esconder tais objetivos nas irreais estruturas de abstração, de impessoalidade e mérito. A análise crítica parte das relações de trabalho apresentadas no filme e se desenvolve em torno dos afetos mobilizados pela película e pelo atual momento social e político brasileiro.

Author Biographies

Elydia Leda Barros Monteiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Direito, Mestranda do Programa de Pós Graduação Novos Sujeitos, Novos Direitos da UFOP. Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Carlos Mendes Rosa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela PUC-Rio, Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Bolsista de Produtividade da UFT. Palmas, Tocantins, Brasil.

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Published

2020-06-15

How to Cite

Leda Barros Monteiro, E., & Rosa, C. M. (2020). GOTHAM É AQUI. UMA ANÁLISE POSSÍVEL DO FILME JOKER. Trabalho (En)Cena, 5(1), 328–349. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P328

Issue

Section

Resenha (de livro ou filme)