DIMENSÃO SUBJETIVA DO TRABALHO DE RIBEIRINHOS EM UMA COMUNIDADE RURAL DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e023003Keywords:
Psicodinâmica do trabalho; Organização de trabalho; Trabalho rural Ribeirinho.Abstract
O trabalho rural no Amazonas caracteriza-se por multiplicidade de atividades, com uma organização de trabalho peculiar, marcada pela complexidade. Este artigo fundamenta-se na abordagem teórica da Psicodinâmica do Trabalho, destacando como categoria de análise a organização do trabalho. Parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar a organização de trabalho e as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores rurais em uma comunidade ribeirinha no município de Anori- AM. A pesquisa recorreu à abordagem qualitativa. Utilizou-se para a coleta dos dados entrevista semiestruturada e observação participante. Os participantes foram dez trabalhadores. Para a análise de dados recorreu-se à sistemática de análise inspirada na Grounded Theory. Nos resultados destaca-se que o Ribeirinho possui diferentes tipos de trabalho, organizado no círculo familiar, voltado para a subsistência da família. Para lidar com as adversidades, os Ribeirinhos recorrem à experiência, sabedoria prática, mobilização subjetiva e cooperação, conquistando assim a subsistência de sua família.
References
Dejours, C. (2011a). Addendum – Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In S. Lancman, & L. I. Sznelwar (Orgs.). Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho, (pp. 57-119). Brasília: Paralelo 15/Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Dejours, C. (2011b). Inteligência prática e sabedoria prática: Duas dimensões desconhecidas do trabalho. In S. Lancman, & L. I. Sznelwar (Orgs.). Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho, (pp. 277-299). Brasília: Paralelo 15/Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Dejours, C. (2012a). Trabalho vivo, tomo I, Sexualidade e Trabalho. Brasília, Paralelo 15.
Dejours, C. (2012b). Trabalho vivo. Tomo II. Trabalho e emancipação. Brasília: Paralelo 15.
Dejours, C. (2017). Psicodinâmica do trabalho: casos clínicos. Porto Alegre: Dublinense.
Ghizoni, L. D; Moraes, R. D. ; Traesel, E. S, & Martins, S. R. (2022). Escutas clínicas a cerca do sofrimento no trabalho: Singularidades de um Brasil plural. In M. N. C. Freitas. et al. (Orgs). Psicologia organizacional e do trabalho: perspectivas teórico-práticas (pp. 383-421) 1ª ed. São Paulo: Vetor.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021). Página institucional. Recuperado em 17 julho 2021 de, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/anori/panorama.
Moraes, R. D. (2010). Prazer-sofrimento no trabalho com automação: estudo em empresa japonesa no Polo Industrial de Manaus. Manaus: EDUA.
Moraes, R. D. (2013). Sofrimento criativo e patogênico. In F. O. Vieira, A. M. Mendes, & A. R. C. Merlo (Orgs). Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho, (pp. 415-419). 1ª ed. Curitiba: Juruá.
Moraes, R. D. (2015). Trabalho e Emancipação: Um Olhar da Psicodinâmica do Trabalho. In R. D. Moraes, & A. C. L. Vasconcelos (Orgs). Trabalho e Emancipação: A Potência da Escuta Clínica, (pp. 61-69) Curitiba: Juruá.
Monteiro, J. K; Freitas, L. G. ; Ribeiro, C. V. S; Rissi, V, & Souza, R. G. (2022). Os sentidos do trabalho em tempo de capitalismo neoliberal: Como fica à saúde mental do trabalhador?. In M. N. C. Freitas. et al. (Orgs). Psicologia organizacional e do trabalho: perspectivas teórico-práticas (pp. 463-487) 1ª ed. São Paulo: Vetor.
Nina, S. F.M. (2014). Trabalho, Ambiente e Saúde: Cotidiano dos Fazeres da Mulher Rural na Amazônia (Tese de Doutorado). Instituto de Ciências Humanas e Letras, Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas -UFAM, Manaus.
Nina, S. F. M. (2016). Do rural ao urbano na Amazônia: saúde, ambiente e trabalho da mulher. In J. A. Oliveira (org). Dinâmica urbana na Amazônia brasileira: espacialidades, ambiente e saúde, (pp. 153-194), Manaus: EDUA.
Strauss, A. & Corbin, J. (2008). Pesquisa Qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da Teoria Fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Josiane da Silva Maciel, Rosângela Dutra de Moraes, Socorro De Fátima Moraes Nina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.